Shadow

Bispos da CEA acolhem participantes do 15º Intereclesial das CEBs

O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) e arcebispo de São Luís do Maranhão/MA, Dom Gilberto Pastana, entregou à coordenação do Interecelsial, uma mensagem da Comissão que acolhe os participantes do evento e recordam que não é a primeira vez que um Interclesial é realizado em território da Amazônia legal. “Mais uma vez as Comunidades Eclesiais de Base armam sua tenda em nossas terras uma experiência na Amazônia”, destacam no texto.

Ainda na mensagem, a Comissão destaca que o tema do encontro, “Igreja em saída, em busca da vida plena para todos e todas”, não permite que os participantes e toda a Igreja fiquem em inércia esperando pelo “novo céu e nova terra”, mas que o “Intereclesial convoca a todos nós, juntos, a sermos Igreja com os sonhos do Papa Francisco: social, cultural, ambiental e eclesial”.

Eis a mensagem:

Rondonópolis/MT, 20 de julho de 2023.

“Vejam! Eu vou criar um novo céu e nova terra” (Is17,55ss)

Caríssimas irmãs e irmãos, delegadas e delegados do 15º Intereclesial das CEBs,

Sejam bem-vindos à nossa querida Amazônia!

Mais uma vez as Comunidades Eclesiais de Base armam sua tenda em nossas terras uma experiência na Amazônia. O nosso povo, acolhedor e diverso, abre os braços e o coração para recebê-los em nossas casas, em nossas comunidades, nesse chão de um povo valente e lutador.

A iluminação bíblica que nos acompanha nesses dias já nos aponta para uma linda e forte experiência: “Vejam”. Sim, o convite a olhar, contemplar a novidade que o criador nos presenteia com “um novo céu e uma nova terra”. E para tanto, o tema do encontro não nos permite ficar em inércia a olhar, apenas, mas a sermos “Igreja em saída, em busca da vida plena para todos e todas”. O Intereclesial convoca a todos nós, juntos, a sermos Igreja com os sonhos do Papa Francisco: social, cultural, ambiental e eclesial.

Nós, da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, desejamos que esses dias sejam um grande pentecostes, capaz de manter viva chama da missionariedade, da esperança e da profecia em cada um de nós. Que sejamos capazes, aqui, de partilhar o pão e a vida.

E, ao retornarmos para casa, fazermos ecoar em cada canto desse país, nas mais distantes comunidades, tudo aquilo que vimos, ouvimos, experimentamos e sonhamos juntos e juntas.

Que Nossa Senhora de Nazaré, rainha da Amazônia, nos acompanhe nessa jornada e nos conduza pelos caminhos da construção desse novo mundo possível e necessário de vida em abundância para todos nós!

Um excelente intereclesial para todos!

Fonte: https://comissaoepiscopalamazonia.org/2023/07/20/cea-encaminha-mensagem-aos-participantes-do-15o-intereclesial-das-cebs/

Por Pedro Paulo / Comunica15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.