Shadow

Moção de Apoio aos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil

15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base

Moção de Apoio aos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil

A todos os municípios brasileiros,

Nós, Entidades que acompanham a luta diária dos trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis, vimos solicitar o apoio dos participantes do 15° Intereclesial das CEBs, para que, na busca por um novo céu e uma nova terra, ao pensar o cuidado de nossa casa comum como um compromisso profético, seja incluída a opção pelos irmãos e irmãs Catadoras e Catadores de materiais recicláveis, hoje tão invisibilizados, marginalizados socialmente, economicamente e culturalmente.  O importante trabalho por eles/as desenvolvido, necessita de reconhecimento como agentes ambientais, além de serem remunerados justamente pelo trabalho comprometido com o cuidado da casa comum, nas cidades do Brasil. Hoje em nossas cidades os catadores e catadoras são vítimas de um sistema que valoriza mais o descartar e o enterrar do que o reciclar. Estão enfraquecidos, humilhados e explorados pela sociedade e infelizmente, pouco visibilizados pela igreja.

O cuidado com a nossa Casa Comum, necessita com urgência de uma mudança de cultura que valorize a Coleta Seletiva e toda forma de tratamento dos resíduos que produzimos, a separação dos resíduos, através de uma destinação correta dos orgânicos, como a compostagem e uma nova vida com a reciclagem aos resíduos sólidos. Só se faz coleta seletiva com catadores e catadoras.

Reafirmamos a necessidade das Comunidades Eclesiais de Base, em seus respectivos municípios, apoiarem, reconhecerem e fortalecerem o trabalho e a luta desses nossos irmãos e irmãs e assumirem a coleta seletiva do lixo e a reciclagem como prática de cuidado com a casa comum e o bem viver dos povos.

15º Intereclesial das CEBs do Brasil

Rondonópolis, 22 de julho de 2023.

(Obs. Para baixar pelo celular basta segurar por um tempo no botão BAIXAR até aparecer a função “fazer o download do link)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.