Shadow

Representantes das CEBs dos Regionais da CNBB participam de Seminário em Brasília

Nos dias 16 a 19 de novembro, realizou-se o Seminário Nacional sobre CEBs e Sinodalidade, do Setor CEBs da CNBB, em parceria com o ISER – Instituto de Estudos da Religião, no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal. Reuniu em torno de 50 representantes das CEBs de diversos cantos do país.

O encontro, coordenado pelo teólogo leigo Celso Carias, assessor do Setor CEBs da CNBB e membro do ISER, teve início com a apresentação dos participantes. A análise de conjuntura sócio-política coube ao sociólogo Pedro Ribeiro; e a análise de conjuntura eclesial, ao Pe. Aquino Junior. Em seguida, os grupos de trabalho discutiram tópicos por área temática: CEBs e estrutura de Igreja; CEBs e projeto de sociedade; CEBs e mecanismos de articulação; CEBs e as bases.

Participaram, contribuindo com as análises, além de Pedro Ribeiro e Aquino Júnior, o monge Marcelo Barros; Neuza Mafra; Ir. Eurides Alves; Marilza Schuina; entre outros presentes. O Seminário contou também, com a presença marcante de Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta-PE e referencial das CEBs do Brasil.

A bandeira da paz foi marca importante nas orações e celebrações realizadas durante o encontro. No sábado à noite, houve uma mística conduzida pela CRB e Pastoral Afro, pelo dia da Consciência Negra.  Momento importante em que se trouxe presente partes da Missa dos Quilombos e homilias de Dom José Maria Pires e Dom Helder Câmara.

Foi importante a presença da juventude, representada por oito jovens vindos das diferentes regiões do Brasil. O jovem Pedro Henrique, de Teófilo Otoni – MG, fez uma provocação sobre o tema CEBs e Juventudes, partindo de três chaves para entender a juventude atual: 1. O território, local onde a juventude se encontra; 2. estilo de vida; 3. reconhecer que a juventude está aí. Todos os jovens e as jovens presentes tiveram sua manifestação de fala, enriquecendo os momentos finais do seminário, como protagonistas da caminhada das comunidades.

O seminário foi uma culminância de outros seminários que aconteceram nas grandes regiões e quis traçar pistas de ação para a vivência do espírito e prática da sinodalidade na vida das Comunidades Eclesiais de Base, à luz da eclesiologia do Vaticano II e propostas do Papa Francisco. Nessa caminhada do povo de Deus, com Jesus de Nazaré, as CEBs encontram no referencial sinodal o farol para iluminar a estrutura e a prática pastoral de nossa Igreja.

Não houve uma avaliação final do encontro, porque esta acontecerá por formulário digital, porém, ao término, os participantes sinalizavam como muito positivo todos os dias de encontro. A teóloga Quininha Fernandes Pinto, do Regional Leste I, agradeceu profundamente pela intensidade do que vivemos: a amizade, o compromisso e sobretudo a fidelidade ao projeto de Igreja que acreditamos. A jovem, Domingas Vieira, da Prelazia de São Félix do Araguaia, manifestou que ficou embebida de conhecimentos; os assessores: “nossa que cabeças são aquelas, cheia de tanto conhecimento passado com toda segurança. Comecei muito tímida e terminei super a vontade e me sentindo amada”, disse Domingas. Os representantes do Regional Sul I ressaltaram a organização do encontro, estrutura de acomodação, as dinâmicas de participação, beleza da convivência, místicas, liturgia, qualidade dos assessores; restando apenas a gratidão por tudo.

E assim, com o almoço de domingo, encerrou-se o seminário; vieram as despedidas com os desejos de boa viagem; todos estavam animados para continuar a missão junto às Comunidades Eclesiais de Base dos Regionais e de suas respectivas Igrejas Particulares.

Pedro Paulo – Comunica 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.