Shadow

ASSEMBLEIA E ROMARIA DAS CEBs DO REGIONAL SUL I DA CNBB

A Colegiada das CEBs do Regional Sul I da CNBB, reuniu-se em assembleia no dia 13 de abril, na Sub-região Pastoral de Aparecida, na cidade de Guaratinguetá, Arquidiocese de Aparecida. Todos os participantes, 25 representantes das sete Sub-regiões de Pastoral, foram acolhidos no Convento Nossa Senhora das Graças. O bispo referencial das CEBs e bispo de Catanduva-SP, Dom José Benedito Cardoso, marcou presença em um momento pela manhã, tendo que voltar logo para a Assembleia Geral da CNBB.

Após a oração de início e fala de Dom José Benedito, o Prof. Dr. Sílvio Luiz da Costa ministrou palestra sobre análise de conjuntura que aprofundou o tema “conjuntura sociopolítica – permanências e descontinuidades”, partindo dos seguintes objetivos: Como a acontece a manutenção (reprodução) da pobreza? E como os povos são governados?

Na sequência, os representantes reuniram-se por Sub-região. No período da tarde, em continuidade dos pontos de pauta foram tratados assuntos sobre a organização dos grupos de trabalho da Colegiada; Encontro Continental das CEBs; SULÃO das CEBs que acontecerá em 2025, no Regional Sul I, com participação dos demais Regionais: Sul II, III e IV da CNBB.

Ao final da tarde, o grupo fez visita na Casa de Frei Galvão, Museu Frei Galvão e Santuário Frei Galvão; o primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. Foi um momento muito rico o conhecimento desses espaços de cultura e espiritualidade. O grupo teve a alegria de encontrar no local, o Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, grande liturgista e membro fundador da Associação dos Liturgistas do Brasil. A visita foi encerrada com a oração da tarde e bênção do Frei Ariovaldo, que acompanhou os membros da Colegiada na visita.

Na manhã de domingo, após o café, todos partiram para a cidade de Aparecida, para participar da ROMARIA DAS CEBs, juntando-se aos demais romeiros e romeiras vindos das diversas regiões do estado de São Paulo.

No primeiro momento, houve a concentração na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider para um momento de partilha do café e celebração da mística da caminhada das comunidades, conduzida pela Sub-região de Pastoral São Paulo.

Na sequência, os romeiros e romeiras das CEBs seguiram em caminhada até o Santuário Nacional, para a celebração eucarística das 10h. Foi um momento belíssimo com a entrada dos banners da caminhada e produtos da terra. A celebração foi presidida pelo bispo referencial das CEBs do Regional Sul I e de Catanduva-SP , Dom José Benedito Cardoso, com presenças de outros celebrantes bispos, presbíteros, diáconos e assembleia; e a homilia foi proferida pelo bispo referencial das CEBs do Brasil e de Floresta-PE, Dom Gabriel Marchesi.

Com certeza, todos e todas saíram fortalecidos e fortalecidas com a participação nesses momentos da caminhada, conforme o tema e o lema da Romaria. É a presença das “CEBs, povo de Deus na casa da Mãe Maria”, que caminham como “Igreja Sinodal, Profética, Ministerial e Samaritana”. É a expressão de uma Igreja viva, em saída, de comunhão, participação e missão.

Pedro Paulo Santos – Assessor CEBs Sul 1

Convento Nossa Senhora das Graças – Guaratinguetá-SP
Equipe de alimentação – Paróquia São Pedro Apóstolo – Guaratinguetá-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.