Shadow

Reflexão da Palavra | Natividade de São João Batista – 24 de junho

Por: Quininha Fernandes Pinto, Cebs Regional Leste 1

Leituras: Is 49,1-6 – Sl 138 – At 13,22-26 – Lc 1,57-66.80

João é filho de Zacarias, o mudo, e de Isabel, a estéril. Seu nascimento anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética. O evangelho lhe dá o nome de “Batista”, porque ele anuncia um novo rito do batismo, na qual o batizado não imerge sozinho na água, como era nos ritos e nos batismos judaicos. Agora recebe a água purificadora das mãos do ministro.

João queria mostrar, assim, que o ser humano não se pode purificar a si mesmo, sozinho, mas que toda santidade vem de Deus. A tradição o lembra como um homem de grande mortificação e, sobretudo, o seu caráter profético. João apresenta a linha divisória entre os dois Testamentos. É o último profeta do Antigo e a sua pregação foi o começo do Novo Evangelho de Jesus Cristo. Diante de João Batista encontramo-nos com um homem coerente! Ele exige conversão pelo testemunho de vida e pela pregação. Convida-nos a preparar os caminhos do Senhor pela prática da justiça. A Palavra é Jesus; João é a ressonância da Palavra. Com a sua vida e as suas palavras, João deu testemunho da Verdade: sem covardia perante os que ostentavam o poder; sem se deixar afetar pelos louvores das multidões; sem ceder às contínuas pressões dos fariseus. Isso custou-lhe a vida: sua cabeça numa bandeja para atender os caprichos de uma princesa.

Mas o tema central do Evangelho deste domingo é este: “João é seu nome”. Esta frase é uma mensagem da gratuidade e da bondade de Deus. João é um nome muito especial, vem de “Yohanan” que significa “Deus se mostrou misericordioso”! Não terá o nome de Zacarias, como o pai, o próprio Deus o nomeia, o chama pelo nome. O “nome” encerra toda a verdade da pessoa e, ao mesmo tempo, todo o mistério de sua relação com Deus.

Todo nascimento é um mistério. Por isso, cada um de nós é fruto da misericórdia de Deus. E todos somos o mistério do anúncio novo! Não somos repetição de ninguém! Somos únicos! Somo palavras irrepetíveis de Deus. Nosso nome está escrito na palma da mão de Deus – cf. Is 49,16 – e, por isso, temos uma missão a realizar. Uma única vez ele chamou-me à vida e através de meus pais nomeou-me: QUININHA! Na linguagem bíblica “nome” significa aquilo que me torna uma pessoa única. No nome está toda a pessoa. Deus garante a nossa identidade: podemos ser nós mesmos!

Que orgulho! Mas que responsabilidade! Nós realizaremos nossa vocação tomando o nosso lugar na história – único e insubstituível – cumprindo a missão que o Senhor para nós designou. Como será isso? Sendo nós mesmos, com nosso modo de ser, nossas possibilidades, nossa originalidade, nossa coerência, nosso esforço em acertar, nossos dons… Mas não podemos ficar indiferentes, nem lentos! O tempo urge! Ele nos chama pelo nome: QUININHA!!!! JOSÉ!!!! SANDRA!!!! É preciso ter coragem de responder: “Eis-me aqui Senhor!”.

Este é o desafio que a alegre festa de São João nos apresenta: coragem para que meu “nome”, se torne a minha própria vida a ponto de se tornarem uma expressão única! Sou o que faço e faço o que sou! Que seja assim.

Bjs 😘no coração ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.