Shadow

SECRETARIADO PARA O 15º INTERECLESIAL DAS CEBs PARTICIPA DA REUNIÃO DA FORANIA RONDONÓPOLIS – MT

Neste sábado, 07 de maio de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral, da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Regional Oeste 2 da CNBB, foi realizada uma Reunião com as Coordenações Diocesanas de Pastorais Movimentos e Organismos que fazem parte de Forania Rondonópolis, pertencente a esta Diocese.

Na oportunidade, foi realizada a socialização de todo o processo vivido e encaminhado até o momento sobre o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) com as lideranças presentes.

De início, no gramado da casa onde residia nosso querido Bispo Dom Juventino, houve uma bonita acolhida e um momento orante, conduzido pela Maria Aparecida, da Coordenação Diocesana de Pastoral e membro do Secretariado para o 15º Intereclesial das CEBs, animado por cantos entoados pelos nossos amigos Pedro Neri e Lenita Oliveira, ressaltando-se a importância da comunhão e fraternidade entre os irmãos e irmãs que atuam nesta Forania. Em destaque aconteceu a acolhida da Cruz, símbolo do 15º Intereclesial, que para nós, significa dentre outros, o maior gesto de amor de Deus para com a humanidade, símbolo este que vai ser acolhido pelas nossas paróquias estendendo-se a visita a todas as nossas comunidades.

Na sequência, sob a assessoria do Rinaldo Cardoso Meira, membro do Secretariado para o 15º Intereclesial, foi feita uma memória da caminhada da nossa Diocese, enaltecendo a sua forma de se organizar em Comunidades, desde a participação de nosso saudoso Bispo Dom Wunibaldo Talleur, no Concílio Vaticano II até a nossa atualidade, em consonância com os documentos da nossa Igreja e também com o Magistério de nosso Papa Francisco, que nos convoca a sermos mais ainda uma Igreja em Saída, na busca da Vida Plena para Todos e Todas, como nos remete o tema do 15º Intereclesial das CEBs.

Também o assessor do encontro expôs todos os passos dados nesse processo de vivência e preparação do 15º Intereclesial das CEBs, destacando a necessidade, de como irmãos que buscam a comunhão e fraternidade, continuarmos assumindo com a corresponsabilidade batismal, tudo aquilo que decidimos em assembleia. Desta forma, foram dados alguns encaminhamentos para dinamizar melhor nossa organização e participação desse importante tempo e processo que nossa Igreja Regional está vivendo.

Também o Pe. José Eder, Administrador Diocesano, ressaltou sobre a importância de os Batizados se manterem unidos, mesmo tendo algumas diferenças na forma de viver e entender a fé, personalidades, culturas e ideologias. Destacou que convivendo como irmãos e irmãs temos a oportunidade de nos conhecermos melhor e desconstruir uma série de preconceitos e mentiras que nos causam dor e divisão. Reforçou a oportunidade desse momento de vivermos a comunhão e participação e mais uma vez pediu para participarmos também do processo de escuta do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Ao final, em um momento celebrativo sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, os participantes tiveram suas mãos ungidas com um agradável óleo perfumado, para confiantes na proposta de Deus, continuemos colocando as mãos na massa, colaborando para a construção de um Novo Céu e uma Nova Terra.

Osmar Nascimento de Moraes

Secretário da Equipe Diocesana das CEBs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.