Shadow

“FIDUCIA SUPPLICANS” E O AMOR DE UM DEUS TODO AMOROSO APONTADO POR PAPA FRANCISCO

Por Toninho Kalunga

https://agustindelatorre.com/eljartista/

“Fiducia Supplicans” é um documento evolucionário e revolucionário na história da Igreja Católica. Este documento instrutivo é a base fundamental para reconstruir parâmetros que foram se perdendo desde que um jovem galileu esteve por aqui falando com uma samaritana e trocando águas com ela, ou perdoando prostitutas que perambulavam pelas ruas de Jerusalém ou ainda quando uma destas mulheres lhe lava os pés com lágrimas e os secava com seus próprios cabelos. A esta, Jesus disse que sua fé a salvou.

É algo surreal ver gente cristã, não entender que os que cometem pecados e têm a coragem de pedir uma benção, devam ser acolhidos, apoiados e abençoados. Isso nada tem a ver com justificar ou apoiar o que se chama de imoralidade, pecado ou qualquer outra coisa nesse sentido. Aqui reside uma chave para compreender esta proposta do DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ.

O Papa Francisco é um sujeito incrível. Certamente o mais importante líder espiritual do mundo na atualidade. “Fiducia Supplicans” desmascara a hipocrisia de muitos e tira do comodismo a outra parcela. Neste documento que, definitivamente, não é um documento que queira trazer um novo catecismo ou mudança em qualquer um dos parâmetros litúrgicos ou sacramental no que se refere à Doutrina da Igreja Católica. Quem diz isso das três alternativas, é uma: Ou não leu o documento: (98%), leu e não entendeu (1%) ou leu, entendeu, mas seu apego ao poder clerical é maior que o amor ao Evangelho.(1%). São estes últimos que Jesus chama de Sepulcros Caiados.

Assim o documento não lido por expressiva maioria daqueles que o criticam, abre com este texto:

 “No entanto, o valor deste documento é oferecer uma contribuição específica e inovadora ao significado pastoral das bênçãos, que permite ampliar e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos intimamente ligada a uma perspectiva litúrgica. Tal reflexão teológica, baseada na visão pastoral do Papa Francisco, implica um verdadeiro desenvolvimento do que foi dito sobre as bênçãos no Magistério e nos textos oficiais da Igreja. Isto explica porque o texto assumiu a forma de uma “Declaração”.

E é precisamente neste contexto que se pode compreender a possibilidade de abençoar os casais em situação irregular e os casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de forma alguma o ensinamento perene da Igreja sobre o Matrimónio.

Esta Declaração quer ser também uma homenagem ao Povo fiel de Deus, que adora o Senhor com tantos gestos de profunda confiança na sua misericórdia e que, com esta atitude, vem constantemente pedir uma bênção à Mãe Igreja.

Cartão Vítor Manuel. FERNÁNDEZ
        Prefeito

Três são as condições para que o cristianismo seja reconhecido nas suas particularidades e peculiaridades e em sua proposta de espiritualidade. 1)  O reconhecimento do pecado cometido, sem que isso signifique condenação, sem antes oferecer a oportunidade da experiência da misericórdia de Deus, 2) o perdão que é oferecido a toda e qualquer pessoa que assim o queira acessar e 3) a bênção: esta última, um dom gratuíto de Deus, que não estabelece troca nem imposição condicionante para obtê-la. Estes pontos podem parecer antagônicos, mas são eles os que geram o necessário caminho para alcançar a proposta trazida por Jesus Cristo.

Nesse sentido, Jesus, provocava seus seguidores com uma questão sempre desconcertante: O que é mais difícil fazer? Parar de pecar,  perdoar o pecador ou abençoar aqueles que pecam em detrimento daqueles que supostamente não pecam? As respostas falam mais sobre quem responde do que aquele que perguntou.

Se a resposta para a pergunta sobre o que é mais difícil fazer for: “Parar de pecar”, então, abre-se um horizonte onde a proposta cristã entra como a luz do sol nas frestas de um telhado ou pela janela que abrimos todas as manhãs. Não há outra forma de contato aprofundado com Jesus se não for se auto reconhecendo como pessoa necessitada do amor de Deus, em razão das limitações próprias que todos nós temos com relação a algum tema. Então, parar de pecar soa como algo que beira o impossível. Quanto mais próximo de Deus, mais nos auto reconhecemos como pecadores. Quem não compreender isso, não compreenderá também o significado do amor sem medida por parte de Deus para conosco e em Sua magnífica capacidade de perdoar sem limites.

Caso a mesma pergunta seja respondida com um: “Perdoar o pecador”, então, a questão a ser explicada não está mais na limitação do outro que é reconhecidamente um pecador por quem o observa e sim a própria incapacidade daquele que se autodenomina cristão em assimilar a proposta cristã de perdoar sem medida. No caso dos seguidores de Jesus, a receita é explícita: Perdoar 70×7. Tendo como parâmetro que o número sete é uma referência para INFINITAMENTE, (Mateus 18-21-22).

Mt. 18

21.Então, Pedro se aproximou dele e disse:

“Senhor, quantas vezes devo per­doar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” 22.Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

Não há meios de ser um cristão completo e abrir uma única exceção que seja para não perdoar!  Este é o cerne, a base, o fundamento e a razão pela qual a existência da espiritualidade cristã existe. É a diferença entre todas as outras religiosidades e espiritualidades. Quanto mais se permite a proposta cristã de libertação penetrar no coração, mais fácil se torna exercitar este fundamento, quanto mais se impõe a própria vontade e visão de mundo, mais distante se torna de apresentar Jesus Cristo e a opção preferencial pelos pobres e desvalidos. O perdão é o último ato de Jesus em sua peregrinação na terra e também sua última instrução para seus seguidores, conforme descrito no Evangelho de São João, Capítulo 13, 34-35

Jo 13.

34. Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35. Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Mas continuando a estudar a proposta de Papa Francisco para a Igreja Católica: A pergunta é sobre o que é mais difícil fazer e a última resposta é a que o documento “Fiducia Supplicans” busca refletir e nos provoca a responder: E aqui reside a surpresa: Não se trata sequer de perdão e de avaliação sobre o pecado de quem quer que seja. É anterior a isso.

Papa Francisco quer apenas falar sobre ABENÇOAR toda e qualquer pessoa que busque o conforto da acolhida de Deus e tenha na Igreja Católica o caminho para encontrar esta benção. Abençoar aqueles e aquelas que independentemente de sua condição sexual, matrimonial, socioeconômica, religiosa, de origem, raça, etnia ou qualquer outra que seja. O documento apenas instruí algo que sequer deveria ser instruído.

Para um cristão, abençoar deve ser interpretado como algo instintivo. Algo que já está acoplado ao DNA. Não se adquire, se nasce ao ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Está no batismo e a partir dele, a bênção é algo intrínseco ao ser cristão, uma vez livre do pecado original, a bênção está infinitamente oferecida conforme documento “Fiducia Supplicans” parágrafo 21

21 “…O Papa Francisco exortou-nos a contemplar, com uma atitude de fé e de misericórdia paterna, o facto de que «quando você pede uma bênção, você está expressando um pedido de ajuda para Deus, uma oração para poder viver melhor, uma confiança num Pai que pode nos ajudar a viver melhor. [12] Este pedido deve ser, em todos os sentidos, valorizado, acompanhado e recebido com gratidão. As pessoas que vêm espontaneamente pedir uma bênção mostram com este pedido a sua sincera abertura à transcendência, a confiança do seu coração que não depende apenas das suas próprias forças, a sua necessidade de Deus e o desejo de escapar às medidas estreitas deste mundo trancado. dentro dos seus limites.”

Desta forma, como é que alguém que se diz seguidor do Mestre de Nazaré possa ser contra a qualquer pessoa, seja ela homossexual ou celibatário, casais de segunda união ou qualquer outra condição conjugal, como por exemplo, os não casados na Igreja, recebam uma BENÇÂO. É dado a um cristão ou cristã o poder de negar um pedido de benção a quem lhe pedir? A benção é dom pessoal ou dom de Deus?

Quando o próprio Jesus perdoa a prostituta que estava sendo levada para a condenação à morte, evitando que a mesma fosse apedrejada, Jesus estava justificando a imoralidade? Não. O que Ele fez foi mostrar compaixão e uma forma de abençoar e perdoar que era muito diferente do proposto pela religião oficial. (João 8,15-16)

Jo 8

 15. Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. 16. E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou.

Assim o documento “Fiducia Supplicans” alerta em parágrafo 25:

“25. A Igreja também deve evitar apoiar a sua práxis pastoral na rigidez de alguns esquemas doutrinais ou disciplinares, especialmente quando estes dão origem a um elitismo narcisista e autoritário, onde em vez de evangelizar o que se faz é analisar e classificar para os outros, e em vez de facilitar o acesso à graça, gasta-se energia no controle. [16] Portanto, quando as pessoas invocam uma bênção, não devem ser submetidas a uma análise moral exaustiva como pré-condição para que ela seja concedida. Não se deve pedir-lhes perfeição moral prévia.”

Se não fosse assim, como é que Jesus poderia agir diante da prostituta condenada à morte por apedrejamento e como ela poderia ter sido salva? Jesus escrevendo no chão diante dos acusadores morais daquela mulher não lembra muitos de nós, quando buscamos a condenação ao invés do perdão e por consequência, o acesso à benção que é dom gratuito de Deus? Quem nos nomeou tutores ou reguladores do amor de Deus para com seus filhos e filhas?

Deste modo, Papa Francisco nos exorta a pensar e modificar o ponto de vista de proprietários exclusivos do amor de Deus: Fiducia Supplicans, parágrafo 27

27. Na catequese citada no início desta Declaração, o Papa Francisco propôs uma descrição deste tipo de bênçãos que são oferecidas a todos, sem pedir nada. Vale a pena ler com o coração aberto estas palavras que nos ajudam a abraçar o sentido pastoral das bênçãos oferecidas sem condições: “É Deus quem abençoa. Nas primeiras páginas da Bíblia há uma repetição contínua de bênçãos. Deus abençoa, mas os homens também abençoam, e logo se descobre que a bênção tem uma força especial, que acompanha quem a recebe por toda a vida, e dispõe o coração do homem a deixar-se mudar por Deus […]. Assim, para Deus somos mais importantes que todos os pecados que podemos cometer, porque Ele é pai, é mãe, é puro amor, nos abençoou para sempre. E ele nunca deixará de nos abençoar. Uma experiência intensa é ler estes textos bíblicos de bênção numa prisão, ou num centro de desintoxicação. Fazei com que estas pessoas sintam que permanecem abençoadas apesar dos seus graves erros, que o Pai celeste continua a querer o seu bem e espera que finalmente se abram ao bem. Se até os parentes mais próximos os abandonaram, porque já os julgam irrecuperáveis, para Deus serão sempre filhos. [19]

É tão claro e coerente com o Evangelho esta orientação sobre a bênção que só não enxerga quem não quer. Não se trata de inovação litúrgica, nem mesmo abertura sacramental do matrimônio. Longe disso. Todos os sacramentos, particularmente o sacramento do matrimônio continua como sempre foi e isso não será mudado. O que se orienta é que uma pessoa ou casal, que venha por motivo qualquer pedir que sua vida seja abençoada, que esteja aflito e necessitado de acolhida, isso não lhe seja negado. Por isso, é EXPLÍCITA na orientação da carta

É curioso que se esta orientação fosse feita para abençoar objetos inanimados, isso não causaria dúvidas! Abençoamos casas, chaves, carros, espaços públicos e privados. Abençoamos animais e estruturas materiais de toda natureza, inclusive laicas, no sentido de que não tem religião oficial e isso não causa estupor. Nem deveria!

Então, como é que se aceita com naturalidade que se abençoe um bem material, e não compreenda abençoar um filho de Deus? Ou se acredita que um bem material é mais importante aos olhos de Deus do que um casal em situação irregular?  Existem inclusive aqueles que aceitam sem nenhuma vergonha que se “abençoe” uma arma de fogo, cujo último e único objetivo é matar e em sua ampla maioria, são os mesmos que se dizem escandalizados em abençoar um ser humano, criatura maior e mais amada por Deus em razão de sua condição de casal irregular.

É por isso que na Declaração, Fornecedores de Fidúcia, sobre o significado pastoral das bênçãos, está explícita a orientação sobre estas bênçãos com as ressalvas e diferenciação entre a benção (dom gratuito de Deus) e os sacramentos: Só não entende quem não quer: “Fiducia Supplicans  parágrafo 36

36. Neste sentido, é fundamental acolher a preocupação do Papa, para que estas bênçãos não ritualizadas não deixem de ser um simples gesto que constitui um meio eficaz para aumentar a confiança em Deus nas pessoas que as pedem, evitando-as da conversão em ato litúrgico ou semi litúrgico, semelhante a um sacramento. Isto constituiria um grave empobrecimento, porque submeteria um gesto de grande valor na piedade popular a um controle excessivo, que privaria os ministros da liberdade e da espontaneidade no acompanhamento da vida das pessoas.

Então, ao contrário do que querem fazer crer os filhos da divisão e dos maus desejos, estamos diante de um significativo e eficaz avanço no processo da acolhida do pecador, sem que isso seja visto como acolhimento do pecado por parte da Igreja Católica. A isso devemos render Graças a Deus.

Assim, seja para casais em situação irregular, seja para aqueles cuja soberba, orgulho e espírito de punição sem misericórdia, ambos devem ser abençoados e vistos como pessoas com limitações próprias humanas, sendo que os primeiros, não fazem mal a ninguém, o mesmo no entanto, não pode ser dito quanto aos segundo grupo. A estes, quando solicitadas, nas mesmas condições em razão do reconhecimento da necessidade receber as bênçãos (dom Gratuito de Deus), sempre que a angústia, a dor e o pedido de bênçãos sincero seja feito, cada qual à sua maneira e condição, conforme “Fiducia Supplicans  parágrafo 43

“43. Assim, a Igreja é sacramento do amor infinito de Deus. Portanto, quando a relação com Deus está obscurecida pelo pecado, você sempre pode pedir uma bênção, voltando-se para Ele, como fez Pedro na tempestade quando clamou a Jesus: “Senhor, salva-me” (Mt 14,30). Em algumas situações, desejar e receber uma bênção pode ser o bem possível. O Papa Francisco recorda-nos que “um pequeno passo, no meio de grandes limites humanos, pode agradar mais a Deus do que a vida exteriormente correta de quem passa os seus dias sem enfrentar dificuldades importantes”. [28] Desta forma, «o que resplandece é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado ». [29]

Diante desta reflexão, me pus a pensar: Posso eu, enquanto cristão deixar de oferecer uma benção a alguém que me peça em razão do pecado (do ponto de vista de minha religiosidade) cometido? Quem sou eu para avaliar o pecado alheio? Posso enquanto cristão deixar de abençoar a vida e a criação mais magnífica de Deus? Enquanto pensava nisso, me dirigi a um salão de cabeleireiro no meio da tarde.

Assim, fui cortar meu cabelo e ali comecei a conversar com o cabelereiro (heterossexual, casado e ateu). E ele me dizia da dificuldade de acreditar em Deus por não entender como tudo poderia ser criado por Deus e nesta grandiosidade da criação, a mais importante de todas que somos nós, ser observado coisas simples como ver seus seguidores odiando o bem mais precioso que este mesmo Deus criou, que segundo nós mesmos.

Então, me lembrei de Padre Francisco de Aquino e disse ao meu amigo, que o erro maior dos cristãos é buscar um Deus Todo Poderoso, quando Deus não precisa ser poderoso, pois Tudo que foi criado, já é Dele, logo, este “Poder” é algo intrínseco ao homem e não à Deus, deste modo, DEUS não precisa ser todo poderoso, mas simplesmente TODO AMOROSO. Deus não é poder, Deus é AMOR.

O cabeleireiro me respondeu… Isso faz sentido para mim. Eu disse: “pra mim também”. Me despedi, abençoei-o e vim pra casa escrever este texto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.