Shadow

Reflexão da Palavra | 27º Domingo do Tempo Comum – ano C

Leituras: Hab 1,2-3; 2,2-4 – Sl 94 – 2Tm 1,6-8.13-14 – Lc 17,5-10

Por: Quininha Fernandes Pinto

Os discípulos pediram a Jesus: “Aumenta a nossa fé!” E este é o pedido que fazemos hoje e devemos fazer sempre ao Senhor da vida, na esperança de vencermos tantos desafios que nos são apresentados todos os dias.

As leituras deste domingo nos fazem pensar sobre a fé e sobre a qualidade dela. Cristianismo é fé. Esta é a sua principal característica. A nossa história de fé começa com Abraão. Sua atitude diante de Deus é de fé e, na história do povo de Deus, os profetas foram os arautos da fé; convidaram a superar as seguranças e alianças humanas para se apegar com confiança à palavra dada por Deus.

Crer é dar-se, entregar-se a Deus. É entregar-se a Ele de corpo e alma! Um Deus que, como vemos na 1a leitura do profeta Habacuc parece ter-se ausentado da nossa história, do nosso Brasil, das nossas vidas. E o profeta, como nós, questiona Deus sobre a sua ausência em meio a tantas iniquidades, a tanto sofrimento, a tantas desgraças e injustiças…

Desde o tempo de Jesus passaram-se vinte séculos e, como antes, os seus discípulos vivem tempos de fé forte, mas também de crises e incertezas; sentem que não lhes basta a fé que vivem desde crianças para responder ao seu chamado. Necessitam de uma fé robusta e vigorosa. Não será tempo de pedirmos de novo, como no evangelho, que o Senhor aumente a nossa fé???? Por isso, Senhor, aumenta-nos a fé:

* para que tomemos consciência de que ter fé não consiste em acreditar em “algo”, mas em acreditar em Ti;

* para que direcionemos nossa fé para o essencial e não para o supérfluo, fugaz, transitório;

* para que nossa fé contagie e oriente para uma fase nova de um Cristianismo mais fiel ao teu projeto e ao teu Espírito;

* para que a nossa fé seja reflexo da nossa paixão por Ti e compaixão pelo ser humano;

* enfim, para que não nos deixes cair na tentação de um cristianismo sem cruz! (Pagola)

Que possamos descobrir que a fé não consiste em acreditar no Deus que nos convém, mas naquele que fortalece a nossa responsabilidade e desenvolve a nossa capacidade de amar. Que neste domingo, quando formos às urnas, não sejamos movidos pelos interesses de classe, de projeção social, de confirmação de poder ou de possibilidade de alcançar favoritismo e cargos eleitoreiros… Que sejamos movidos pelo sentimento de indignação e repulsa diante da fome, da discriminação, da impunidade, dos interesses pessoais, do lucro e da soberba. Que nosso voto seja representativo dos valores que acreditamos e do Senhor Jesus que seguimos…

Que neste domingo, movidos pela nossa fé, votemos em prol de um país mais justo, mais humano, mais educado, mais saudável e mais irmão! Que tenhamos fé a ponto de acreditar que eu posso mudar a realidade do Brasil. E que ao final, tenhamos o sentimento de dever cumprido, pois só fizemos aquilo que deveríamos ter feito, e afinal, ainda assim, deveremos dizer: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”. Duro isso, não??? Mas é o que nos exorta as leituras deste domingo, e não é coincidência!

Que seja assim, pois eu creio que assim será!

 Bjs no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.