Shadow

25º ENCONTRO INTERDIOCESANO DAS CEBs ACONTECE NA DIOCESE DE OSASCO, REGIONAL SUL 1

O 25º Encontro Interdiocesano das CEBs, ainda como Sub-região Pastoral São Paulo 2 (SP2), foi realizado no dia 19 de novembro, na Diocese de Osasco, na cidade de Ibiúna-SP.

As pessoas participantes foram acolhidas na Paróquia São Judas Tadeu, com as boas vindas do pároco, Pe. Luiz Omar. Uma Paróquia de cunho rural, rodeada de plantações, com lideranças atuantes e comprometidas com o Reino de Deus; a maioria trabalhadores da roça que com seu esforço, consegue abastecer 40% do estado de São Paulo e estados vizinhos. A Diocese de Osasco, inclusive, tem um trabalho diferenciado com o Projeto Campo e Cidade que fortalece e valoriza as comunidades. A realidade local ficou bem marcada para os participantes que ainda, puderam assistir a uma bela apresentação de dança cultural da região.

O encontro reuniu em torno de 335 participantes; eram pessoas da Diocese anfitriã e das demais Igrejas Particulares (Santo André, Santo Amaro, Santos, Guarulhos, São Miguel Paulista, Campo Limpo e Mogi das Cruzes).

O encontro marcou um momento forte da caminhada das comunidades, com reflexões voltadas para as ações de uma Igreja Sinodal, assessorado pelo conhecido Toninho Evangelista, pós graduado em Fé e Política pelo CEFEP e cientista religioso pela PUC Campinas. Conduziu o encontro de maneira dinâmica e eficaz.

Este foi o último interdiocesano porque o SP2 e SP1 formam agora a Sub-região Pastoral São Paulo (SP). Foi um encontro realmente proveitoso, onde representantes das oito dioceses trouxeram suas expectativas, suas experiências vividas em cada diocese, muito bem captadas pelo assessor Toninho Evangelista, que elucidou várias dúvidas e fortaleceu a caminhada das CEBs. Destaca-se também, a presença de representantes do CNLB e de vários jovens, que sonham com uma Igreja sinodal, onde um “novo céu e uma nova terra”, conforme o lema do 15º Intereclesial das CEBs, é possível acontecer entre nós.

“Esse encontro pra mim foi o mesmo que uma formação, que me levou ao questionamento de como eu estou atuando como agente de pastoral na esperança de viver um “novo céu e uma nova terra”, manifestou Edwirges da Diocese de Guarulhos. E, segundo Maria Fonte, da Diocese de Campo Limpo, o encontro foi maravilhoso; disse: “não tenho nada a reclamar; as pessoas que eu levei também gostaram, se identificaram com as colocações do assessor; tem uma pessoa que nunca tinha participado, gostou tanto que já quer se inscrever para os próximos.”

O encerramento do encontro se deu com a celebração litúrgica da Santa Missa, presidida pelo Pe. Luiz Omar; os padres assessores das CEBs, Pe. Tião da Diocese de Osasco, Pe. Paulo da Diocese de Campo Limpo, Pe. Félix da Diocese de Santos, Diácono Jenivaldo da Diocese de Guarulhos; e toda a assembleia.

Nelsa Félix, Diocese de Santo André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.