Shadow

CHEGADA DAS COMUNIDADES E ABERTURA DO 16º ENCONTRO REGIONAL DAS CEBs DE MT (QUINZINHO)

16º Encontro Regional das CEBs de MT, nosso 15zinho, na aconchegante ciranda rumo ao 15º Interclesial das Comunidades Eclesiais de Base – profética.

No processo de construção do 15º Intereclesial das CEBs, chegamos na cidade querida de Rondonópolis-MT (sede da diocese de Rondonópolis/Guiratinga). Aqui, fomos acolhidos e acolhidas; sentimos o calor do Espírito que aquece e ilumina o nosso esperado encontro que se dá no reencontro de “comunidade de comunidades”. Este nosso encontro nos alegra na renovação e compromisso profético de cada homem e cada mulher, que buscamos na concretude de uma Igreja em saída que acredita na construção de um ”novo céu e numa nova terra”, onde a vida acontece em plena vivência do “bem viver e do bem conviver”. Eis o tema do nosso Intereclesial: “…vida plena para todos e todas”.

Foi lindo e renovador o momento de abertura desse expressivo encontro de pessoas que acreditam na vida e caminhada das comunidades. Tomados pelo espírito orante, adentramos na esfera mística do sagrado misturando o céu e terra. Momento de rezarmos com todas as dioceses do regional Oeste II, tendo a alegria da comunhão fraterna dos regionais Oeste I, Centro Oeste e Norte 3 (Prelazia São Felix do Araguaia).

Ao ressoar das memórias dos quinze encontros regionais, homens e mulheres trouxeram suas bandeiras de lutas, no caminhar das comunidades em suas diferentes atuações na construção do Reino. Destaca-se entre nós, os gritos de resistências dos povos originários, dentre estes o povo Bororo (Boe Wadáru) habitante primeiro desta terra de Rondon, “pátio da aldeia”. O povo negro, ribeirinhos, mulheres que, usando o símbolo e mística com a água e acendimento do círio pascal, renovaram em nós a missão batismal. Despertaram em toda assembleia reunida o “múnus de Cristo”, Jesus de Nazaré: sacerdote – povo sacerdotal; profeta – profetismo; rei/pastor – cuidadores e cuidadoras da “Casa Comum”.

Desta feita, aconteceu a abertura do 16º Encontro Regional das CEBs de MT, na dinâmica do 15zinho, rumo ao 15º Intereclesial. Fomos confirmados(as) com a proclamação do Evangelho de Jesus de Nazaré que nos ensina a acolher os pequenos com os pés no chão da vida – a realidade onde estamos – e com o gesto da partilha possamos dinamizar o esperançar do bem viver e do bem conviver….; eis o “novo céu e nova terra”.

PE. JOSIVAN CALIXTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.