Shadow

ENVIO DAS PESSOAS QUE COMPÕEM AS EQUIPES DE TRABALHO DO QUINZINHO

As Comunidades Eclesiais de Base do Brasil estão num processo de preparação para a participação no 15º Intereclesial das CEBs que vai acontecer de 18 a 22 de julho de 2023, na cidade de Rondonópolis, MT.

Na celebração da missa, em 01 de dezembro de 2022, na Catedral Santa Cruz de Rondonópolis, houve a instituição do mandato de novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra, além da renovação de votos dos que já exercem esse ministério.

Nessa mesma celebração, aconteceu o envio de diversos colaboradores para os serviços do 16º Encontro Regional das CEBs de MT, o “Quinzinho”, que acontecerá de 2 a 4 de dezembro de 2022, como preparação do 15º Intereclesial das CEBs. Uma bela celebração que confirma a missão por uma Igreja missionária, sinodal, ministerial, participativa e em comunhão; expressão de uma verdadeira comunidade de irmãos e irmãs de fé, firmada na Palavra, Eucaristia e no seguimento de Jesus de Nazaré.

Dom Mauricio, bispo de Rondonópolis, destacou a importância dos ministérios para a Igreja, povo de Deus, acentuando: “Múnus significa cargo, incumbência, serviço; e Minus , que é o menor. O lugar do servidor. Ser ministro significa ser servidor. No Batismo recebemos o tríplice múnus: Sacerdotal, Profético e Pastoral. Queridos ministros da Eucaristia, vocês precisam ter o cheiro do povo; ser ministro não é status, é serviço; o ministro deve ir ao encontro do povo, estar na realidade das comunidades. Não escolham lugares, estejam onde ninguém vai, com os doentes, acamados, excluídos, servindo aos fiéis. Na Eucaristia todo o verdadeiro discípulo se torna um missionário, pois a Eucaristia é um impulso a levar a Boa Notícia de Jesus aos mais pobres, famintos e deserdados desta terra; é um impulso missionário, de amor e fraternidade. A fé exige de nós a prática. Construir o Ministério sobre a rocha firme, servindo sempre.”

A exemplo de São Carlos de Foucauld, todos e todas são chamados a testemunhar com a vida, na confiança de que não se está sozinho ou sozinha, mas o Espirito Santo inspira no testemunho, a ser sal da terra e luz do mundo.

Aos organizadores, assim como todos e todas que compõe as equipes de serviço para o “Quinzinho” que, também, já estão a serviço de preparação do 15º Intereclesial, Dom Mauricio agradeceu pelo empenho e desejou que seja este um momento de graça para a Igreja de Rondonópolis e de todo o Brasil.

Pe. José Eder, administrador diocesano, reafirmou que o Intereclesial tem como ponto de partida e de chegada, animar e fortalecer as comunidades, na acolhida de homens e mulheres que vivenciam no dia a dia o amor e o compromisso pela Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas.

É importante que os encontros e celebrações que acontecem nas CEBs do Brasil estejam focados na realização do 15º Intereclesial, o grande kairós de 2023, em especial no tema “CEBs: Igreja em saída, na busca de vida plena para todos e todas” e no lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss).

EQUIPE COMUNICA 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.