Shadow

Reflexão da Palavra | Festa da Santíssima Trindade – Ano A

Por: Quininha Fernandes Pinto, Regional Leste 1

Leituras: Ex 34,4b-6.8-9 – Sl: Dn 3 – 2Cor 13,11-13 – Jo 3,16-18

A comunidade trinitária é verdadeiramente mistério, realidade que supera absolutamente toda a compreensão humana. Deus significa isto: a profundeza última da nossa vida, a fonte do nosso ser, a meta de todos os nossos esforços. Esta realidade trinitária, complexa e grandiosa do Deus cristão, está em nosso ser. Trindade significa o mistério de um Deus que é comunidade e comunhão de vida. Um Deus que é Pai, Filho, Espírito Santo. Um mistério do qual nos aproximamos tentando compreender o sentido do que seja Amor. Um Amor que não é qualquer amor…

No núcleo da fé cristã há uma afirmação essencial: Deus é Amor e só Amor! Jesus não escreveu nenhum tratado acerca de Deus pois para Ele Deus não é um conceito, uma bela teoria, uma definição sublime. Deus é o melhor amigo do ser humano. A nossa verdadeira história começou assim: desde sempre, Deus nos ama, nos fala, nos escolhe; está perto de nós e conosco; executa o seu plano de salvação e nos pede fidelidade. Vemos isso na leitura da Bíblia: “Desde o dia que Deus criou o homem sobre a terra…” – somos obra da criação de nosso Deus. O povo que Deus escolheu e ama somos nós; ele nos pede que sejamos salvação para os outros. Tudo isso desperta em nós uma real esperança; mas somente na medida da nossa fé sentiremos viva essa esperança e saberemos comunicá-la aos outros. Nosso Deus é onipotente por ser Deus, mas é frágil por ser Pai e ser Amor. O amor fragiliza, enfraquece, limita e vulnerabiliza, sofre. E a mensagem que Paulo proclama: “… viveu em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco “, envolvendo num único e agora maravilhoso destino de família, o Pai, o Cristo, o Espírito Santo e os seres humanos, filhos de Deus, confirma esta característica amorosa do nosso Deus/Pai/Trino. Não somos mais escravos de ninguém e de nada. Por isso Deus deu por guia e conselheiro o seu próprio Espírito de Amor, para que n’Ele o ser humano se configure, seja veículo do Seu amor para com os outros seres humanos – seus irmãos – e para com Deus. Sentimos alegria por poder chamá-lo de Pai – porque não Mãe? – e até de Papai! Juntos somos família e podemos agir como tal.

Ao longo dos séculos, os teólogos/as cristãos/ãs elaboraram profundos estudos sobre a Trindade. No entanto é complexo e difícil entender este Mistério. Professamos isto no Credo, rezado pelos fiéis cristãos/ãs:

# Creio em Deus Pai, Criador do céu e da terra:

Não estamos sós com os nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é nosso Pai querido. Assim O chamava Jesus e assim O chamamos também nós. Ele é a origem e a meta da nossa vida.

# Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. É o grande presente que Deus fez ao mundo. Ele revelou-nos, contou-nos como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será um homem a mais. Olhando para Ele, vemos o Pai: em seus gestos captamos, podemos perceber, experimentar a ternura, a compreensão e a misericórdia do Pai. Em Jesus podemos sentir quanto o nosso Deus é humano, próximo e amigo.

# Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida: este mistério de Deus não é algo longíquo. Está presente no fundo de cada um de nós. Podemos captá-lo como Espírito que alenta as nossas vidas, como força que nos move, como Amor que nos leva aos que sofrem.

Que nesta festa em que celebramos a fé num Deus que é Amor – um Deus que nos amou tanto a ponto de nos dar seu Filho Unigênito, para que não morra todo aquele que nele crer – cf. o evangelho deste domingo – possamos restaurar as nossas esperanças num futuro mais humano e mais justo para o nosso Brasil, tão sacrificado por ideologias econômicas que valem mais que as vidas humanas. Nestes tempos, experienciamos diariamente o descaso com a vida, a ausência ou barreiras na aprovação de políticas públicas que defendam e representem os mais vulneráveis, nossos povos originários, a nossa Casa Comum; leis que garantam a sua sobrevivência e preservação. Que possamos repudiar essas posturas escusas e contraditórias que confundem a população, manipulando-a e usando a boa fé do nosso povo como massa de manobra. Ajuda-nos Deus Unitrino a defender o nosso planeta, a tua criação tão exuberante e boa, hoje devastada, saqueada pelo capital e pelo interesse econômico de uns poucos que não conseguem vê-la como o santuário da vida. Mantém viva a nossa esperança por dias melhores, dias em que a vida seja valorizada, respeitada e colocada a serviço de uma fraterna convivência. Nós vos pedimos em nome da nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Que seja assim.

 Bjs 😘no coração ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.