Shadow

Reflexão da Palavra | 2º Domingo da Páscoa – Divina Misericórdia

Leituras: At 2,42-47 – Sl 117 – 1Pd 1,3-9 – Jo 20,19-31

Por: Quininha Fernandes Pinto, Cebs Regional Leste 1

Neste domingo as leituras nos indicam a presença do ressuscitado no meio daqueles/as que haviam chorado a sua morte. Uma presença real mas nem sempre visível ao olhos dos que nada ou pouco creem. Alguns, como Tomé, precisam ver e tocar para crer… outros de maneira mais sensível, mas não menos visível, percebem sua presença na comunidade, eclesial ou não, em encontros políticos, sociais, culturais e religiosos; trabalhos voluntários de tantas pessoas que não professam a mesma religião que nós, mas defendem a vida e a dignidade humana com tanto ardor que nos deixam até envergonhados… é isso que nos impele a dizermos que Ele vive, apesar de tantos sinais de morte que ainda insistem em apresentar-se…

… Ele vive! Ele ressuscita todos os dias…

# Ele vive nas lutas do povo por seus direitos negados e/ou diminuídos…

# Ele vive nos gritos silenciosos, porque silenciados, que clamam por justiça…

# Ele vive nas organizações das minorias que lutam por ter Terra, Teto, Trabalho…

# Ele vive nas lutas antirracistas dos irmãos/ãs negros/as assassinados pela cor da sua pele…

# Ele vive na defesa dos nossos irmãos indígenas expulsos, violentados, assassinados no uso de suas próprias terras…

# Ele vive na defesa das nossas crianças, violadas na sua integridade física por ladrões da sua inocência, e agora são assassinadas nas escolas e nas ruas…

# Ele vive nas lutas das mulheres e homens que se juntam contra o feminicídio, contra qualquer tipo de violência doméstica que assola os relacionamentos e aterroriza o nosso Brasil….

# Ele vive nas lutas contra a fome, contra a miséria, contra a desigualdade social que mata mais que as guerras…

# Ele vive na organização popular de conscientização política sobre a responsabilidade do nosso voto e por políticas públicas que defendam os direitos dos mais pobres…

# Ele vive na população LGBTQIAP+fobias que quer viver sem preconceitos e com garantida de respeito à sua dignidade e à sua vida…

# Ele vive nas Igrejas que dialogam e vivem o mandamento do amor ao próximo, fazendo-se próximas, amigas, irmãs…

# Ele vive no desespero dos refugiados das guerras que são reféns de políticas das superpotências, escondendo-se sob o discurso de luta pela justiça e Defesa dos Direitos Humanos…

# Ele vive nos banidos de suas casas pelas catástrofes atribuídas à natureza, mas causadas pela ausência de projetos urbanos de inclusão social…

# Ele vive no Rosto daqueles que a sociedade invisibiliza por conta da cegueira, do egoísmo, da soberba sistêmica…

# Ele vive…

# Ele vive… e por isso podemos crer no amanhã… no futuro, podemos ter esperança, podemos esperançar!

Neste Domingo da Misericórdia façamos valer o que significa esta palavra tão linda, tão usadas, mas pouco vivida. Misericórdia é a junção de miséria + coração: colocar o nosso coração junto à miséria do outro; junto às suas fraquezas e vulnerabilidades, junto às suas dores. É isso que o nosso Deus/Pai faz conosco: mantém o seu coração junto ao nosso, sempre, em qualquer situação, sem moralismos!

E se você não se inclui em nenhum dos grupos/trabalhos, acima citados – e tantos outros! – que fazem a Ressurreição acontecer todos os dias, achegue-se, venha fazer parte, junte-se a algum deles, você é importante e faz falta! E assim, só assim, podemos continuar celebrando a Páscoa, verdadeiramente! Bjs no coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.