Shadow

Reflexão da Palavra | 6º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leituras: Eclo 15,16-21 – Sl 118 – 1Cor 2,6-10 – Mt 5,17-37

Por: Quininha Fernandes Pinto, Regional Leste 1

A mensagem da liturgia deste domingo nos leva a perceber que Jesus não veio abolir a lei antiga, mas dar-lhe plenitude e significado. Dar-lhe algo mais que a faz superar como lei e aceitá-la como opção interior. A lei/justiça dos fariseus ser limitava à observância dos artigos da lei. A justiça do cristão/ã – vai para além do mero cumprimento legalista da justiça mas oferece um novo critério de avaliação moral: a intenção pessoal! É no coração que se decide a atitude mais verdadeira e mais radical do ser humano, é para o coração que devemos dirigir a atenção e a escolha: esta é a exigência superior, “o mais” da lei, com a qual Cristo a cumpre e aperfeiçoa. – Não basta, portanto, não matar; é necessário não se irritar com o irmão/ã… – Não basta não cometer adultério; é preciso não desejar a mulher/marido/cônjuge e companheiros dos outros…- Não basta lavar as mãos antes das refeições; é preciso “purificar” o nosso interior, o nosso coração…- Não basta dizer “Senhor, Senhor!”; é necessário “fazer a vontade do Pai que está nos céus”… – Não basta dizer muitas palavras na oração; é necessário ter fé na bondade de Deus… – Não basta o sacrifício; o culto e muitas liturgias; muito ativismo pastoral; é necessário colocar em primeiro lugar, na própria vida moral, a justiça, a compaixão, a misericórdia e a fé.

A lei é imposta ao ser humano, de fora. A nova lei de Jesus exige um “mais”, e a motivação está na expressão ”eu porém vos digo”, é o “plus” que Ele propõe e ensina, fazendo… Tornou-se possível aos cristãos/ãs amar os inimigos, suportar o sofrimento e a perseguição, por amor ao Outro; um Outro que é irmão e irmã! As leituras deste domingo são duras e precisam ser lidas também nas entrelinhas da nossa realidade… pode-se matar o irmão, deixando-o de lado, fazendo extinguir seus sonhos, seus bons projetos, calando-lhe a voz… Os marginalizados, os idosos, os débeis, os LGBTQIAP+, os negros/as… esses e tantos outros são mortos pela nossa indiferença, pela nossa língua afiada, pelo nosso moralismo hipócrita. Não se pode honrar a Deus se o irmão e a irmã é desonrado, pois Deus não está só no céu, mas também em cada irmão pobre, diferente, pequeno e discriminado. Pensemos nisso!

Bjs 😘 no coração ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.