Shadow

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz – Maria, Mãe de DeusPor

Por: Quininha Fernandes Pinto, Regional Leste 1

Leituras: Nm 6,22-27 – Sl 66 – Gl 4,4-7 – Lc 2,16-21Festa da Santa Mãe de Deus, Maria.Hoje celebra-se a festa de Maria, Mãe de Deus. Na verdade, as leituras bíblicas põem a tônica no “filho de Maria” e no nome do Senhor, mais que em Maria. Maria é mãe de Deus, já que é a mãe de Jesus, o Filho de Deus. A Igreja reconheceu essa verdade desde o começo e, no concílio de Éfeso, em 431, deu a Maria o título de Mãe Deus, proclamando sua excelsa dignidade e declarando o vínculo indissolúvel que a une ao Filho de Deus feito homem. E o Papa Paulo VI o instituiu como dia Mundial da Paz.A mãe de Jesus, Maria, ficou extasiada e sem palavras diante do anúncio dos pastores – cf. Lc 2,16-21 – por isso ela “guarda todas estas coisas, meditando-as em seu coração”. Os pastores voltam glorificando a Deus, e Maria cumpre a prescrição da Lei: no rito da circuncisão, dá ao filho o nome indicado por Deus: Jesus, que significa “Deus salva”. Por tudo isso se celebra hoje o “Dia da Paz”, aquela paz que Maria, uma de nós, encontrou no abraço infinito do amor divino; aquela paz inquietante que Jesus veio trazer a todos que nele creram, pois creram e creem no Amor! Em sentido bíblico, a paz é o dom messiânico por excelência, é a salvação trazida por Jesus. Paz é a nossa reconciliação e pacificação com Deus. Paz é também um valor humano a ser realizado no plano social e político, mas que lança suas raízes no mistério crístico. A paz de Cristo não é diferente da paz humana, é uma paz conflituosa, polêmica, é a mesma paz e por isso merece ser buscada nas relações entre patrões e empregados, entre pais e filhos, entre marido e mulher, entre amigos, entre todos os seres humanos, irmãos em Cristo e também filhos de Maria.Que neste solenidade que inaugura o Novo Ano, possamos nos comprometer com a construção da paz… uma paz como já dissemos em outras oportunidades que nos desinstale, que nos questione, que nos inquiete… A paz de Jesus não é ausência de conflitos, é, antes de tudo, buscar resolvê-los, minimizá-los, enfrentá-los. A paz que celebramos hoje na solenidade que tem Maria como protagonista não é uma paz muito fácil de ser encontrada, mas que deve ser buscada… Maria, disse o “sim” que nos proporcionou a vinda de Jesus, e nunca mais teve sossego – no sentido que normalmente damos a essa palavra – terminando aos pés da cruz, assistindo ao sacrifício do filho, de pé! Que tenhamos um Ano Novo movido por esta paz: a paz que constrói sociedades mais fraternas, a paz que busca a justiça, a paz que promove a inclusão, a paz que não nos deixa calados diante do mal. Uma paz que anula e elimina a contradição de um mundo dividido, injusto, onde as gritantes desigualdades sociais impedem a instauração da verdadeira paz! Paz é fruto da justiça. Feliz Ano Novo! Um Ano repleto desta paz.

Bjs 😘 no coração 💔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.