Leituras: Is 2,1-5 – Sl 121 – Rm 13,11-14 – Mt 24,37-44
Por: Quininha Fernandes Pinto, regional Leste 1
Hoje começa o tempo do Advento que celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história humana. É tempo de expectativa, e os cristãos/ãs são chamados a vivê-lo em plenitude para receber dignamente o Senhor no momento em que vier.
Deus vem! Com isto surge um acontecimento que transtorna tudo, lança por terra todas as nossas seguranças e nossos projetos. Repentinamente Ele se aproxima de nós e faz parte da nossa história; reconhece sua presença aquele/a que tem olhos abertos, que espera e prepara um mundo novo. O anúncio profético da leitura de Isaías parte de uma realidade decepcionante: um pequeno povo, sem importância para ninguém, será o centro religioso e espiritual de todos os povos, finalmente em paz. E só aos olhos da fé é possível discernir o desígnio que vai se formando através dos acontecimentos banais, obscuros, pouco significativos; um desígnio que Deus revela como proposta sua para o crescimento e o bem de seus filhos, uma realização cujo acabamento não nos é dado conhecer, mas que um dia certamente se completará.
Por isso neste domingo nos é solicitado VIGIAR, ficar preparados e atentos, agir com prudência, com desapego, mas com empenho, pois no seio da história amadurece o plano de Deus! Só a graça de Deus e a conversão nos podem libertar das trevas e introduzir a “luz” da salvação. Por isso Paulo nos fala em “acordar” pois a noite já passou; ninguém se comporta durante o dia como se estivesse dormindo! – cf. 2ª leitura – e o Evangelho de Mateus chama de insensatez e imprevidência, comer e beber, divertir-se, dormir, e não estarmos atentos a este momento de vigilância e espera. Trata-se de tomar uma decisão fundamental, tomar consciência da nossa necessidade e pobreza, para esperar o Salvador… consciência da responsabilidade que Deus nos confiou, despertando-nos do “sono” e iluminando-nos com a sua palavra. Esperar pelo Senhor, vigilantes e ativos, pela sua vinda!
O ritmo moderno que nossa vida tomou, cada vez mais agitado, as engrenagens de um sistema que pretende planejar todos os nossos momentos, que roubam a nossa privacidade, reduzem cada vez mais os limites da imprevisibilidade… Tudo deve ser passado pelo computador, classificado, assegurado, exposto… O mundo midiático nos absorve de tal forma que, muitas vezes, não percebemos que o mundo gira, que a vida passa, que a nossa inércia e passividade contribuem para delinear a realidade que temos e que tanto criticamos; que não nos satisfaz. Mas a vinda do Senhor é um movimento revolucionário! Quando Ele irrompe na nossa vida impõe uma mudança radical que quebra a nossa rotina, modifica os nossos planos, desestrutura as nossas certezas, arrebata a nossa vida! Cristo não pode ser programado pelas multimídias, nem baixado num aplicativo, deve ser esperado; devemos deixar em nossa vida um espaço para a sua presença, para sua morada, sua nova manjedoura! Ele está a caminho… fiquemos atentos!
Bjs no coração.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.