Shadow

Primeiro dia da Ampliada Nacional das CEBs: Elas são a Igreja, com sua presença profética, atuante e missionária

Animados pela fé e bem certos da vitória

Vamos fincar nosso pé e fazer a nossa história!

A última Ampliada das CEBs do Brasil em preparação ao 15º Intereclesial teve início no dia 27 de janeiro de 2023, na cidade de Rondonópolis/MT, cidade que sediará o encontro em julho do corrente ano.

Os trabalhos do dia tiveram início com uma bonita oração, fazendo memória da caminhada das comunidades eclesiais de base, iluminada pela Palavra de Deus que convoca seu povo a busca da fraternidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

A seguir os integrantes do secretariado e ampliada nacional, debruçaram-se em conversas, esclarecimentos e informes para coletivamente fechar propostas de execução do 15º Intereclesial.

Dentre os assuntos tratados destaca-se o quadro de vagas e as inscrições de representantes dos 19 regionais da CNBB, convidados, bispos e arcebispos que já se inscreveram para participar do encontro. O assunto principal desse dia de trabalho foi a apresentação da grade do encontro, ou seja, a programação do Intereclesial, sua metodologia, indicação de nomes para ajudar nos diversos momentos de assessoria, durante o encontro.

A ampliada das CEBs acolheu a proposta do secretariado em relação aos nomes para as plenárias e nomes para os pequenos grupos.

Ao final da tarde foi apresentado uma memória das Cartas às Comunidades, 13 cartas já foram escritas  e divulgadas, levando animo para as comunidades Brasil afora . Após uma profunda reflexão definiu-se o tema para a 14ª Carta as comunidades que será Democracia e Bem viver.  A 15ª será escrita por Dom Mauricio, bispo anfitrião do 15º Intereclesial.

Ao cair da tarde aconteceu um bonito momento de oração, culminando na canção “UTOPIA” de Jhonatan Silva.

A ampliada das CEBs do Brasil reuniu-se ainda o período noturno para partilhar a caminhada das comunidades por grande região e também apresentação do GT de Formação, que apresentou o importante trabalho realizado desde o último intereclesial, buscando animar e subsidiar as bases, com reflexões, cartilhas e formações on line. E assim encerrou-se o primeiro dia de trabalho, com as palavras de Dom Neri, bispo de Juína: “Que bom que as CEBs estão na Igreja, com essa presença profética, atuante e consciente da missão”.

O encontro segue até o dia 29 de janeiro de 2023. Contamos com as orações de todos e todas!

Hermínia Bourdens – Regional Nordeste 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.