10ª Assembleia do CEBI GO aconteceu em Anápolis

Sentimos que as relações que construímos no CEBI-GO é uma teia que se estende e se fortifica, animando-nos na caminhada.

Reunidas e reunidos no mesmo Espírito que animava as comunidades de Paulo,  a Reforma Protestante e os preparativos para a Assembleia Nacional, mais especificamente à luz da carta aos Romanos 12,1-2, que interpela a não nos conformarmos com as estruturas deste mundo marcado pela desigualdade, opressão, injustiça, golpe à democracia, patriarcalismos, retrocesso de direitos, fundamentalismos e intolerâncias, mas sim nos encorajarmos a transformá-lo, nós do CEBI Goiás realizamos a nossa 10ª Assembleia Estadual na cidade de Anápolis – GO, nos dias 17 a 19 de março de 2017, a fim de trilharmos a caminhada para o próximo triênio.

Foi interessante perceber a efervescência na participação das pessoas, pois independentemente da idade, a animação delas foi impressionante, quase que numa entrega de profunda comunhão a este forte momento, tal e qual os apelos de Paulo para que “oferecêssemos nossos próprios corpos como sacrifício vivo” (Rm 12, 1).

A acolhida e hospitalidade foi uma marca da Assembleia, de forma que não houvesse isolamentos, individualismos e disputas, mas sim um espaço de irmandade e construção coletiva. As pessoas que participaram perceberam o zelo e o cuidado com cada detalhe; tudo bem organizado.

A análise de conjuntura sobre o atual momento político-econômico-social que estamos vivendo no Brasil e no mundo foi importante, fazendo-nos refletir sobre diversas questões.

Os momentos de espiritualidade alimentaram profundamente o nosso encontro. Os instantes de oração foram simples e breves, porém muito intensos.

 A maneira como a Assembleia construiu-se  coletivamente foi enriquecedora, pois colocou todas e todos em pé de igualdade. Prova disso foram os desafios que tivemos nos vários momentos de discussão, diálogos e impasses para sermos um grupo coeso e que constrói comunitariamente, “transformando-nos pela renovação da mente e discernindo a vontade de Deus para a nossa caminhada” (Rm 12, 2).

Destacamos com grande alegria a presença da juventude  porque representa a construção de novas hermenêuticas no tempo presente e continuidade da caminhada do CEBI.  Presença esta, conclamada pela Irmã Guida Ludovico, dizendo que conforme Simeão pode cantar: “agora Senhor podes despedir em paz a tua  servidora” (Lc 2, 29), pois a missão do CEBI vai continuar nas atitudes comprometidas da juventude.  Por sua vez, a juventude expressou que se sentiu facilmente integrada ao grupo por causa da linguagem simples e descomplicada, utilizada na condução da Assembleia.

Outro ponto significativo foi a presença, mesmo que breve, da Pastora Patrícia Bauer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e do Reverendo Tadeu e bispo Dom Maurício, ambos da IEAB (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil). Além disso, as mensagens recebidas via Whatsapp de pessoas e grupos que não estavam na Assembleia, todavia ficaramem sintonia conosco (facilitadores/as do CEBI Goiás, Pastoral da Juventude Regional Centro-Oeste, Fórum da Juventude do Cerrado e grupo da Escola Bíblica de Jovens da Região São Patrício, diocese de Goiás).

A Assembleia contou com a participação de 28 pessoas. Entre estas, 21 mulheres e 7 homens. Do total, 5 jovens.  Além disso, ela foi eletiva. Nova coordenação escolhida para contribuir com a fluidez dos processos da Leitura Popular da Bíblia no estado: Suely Rosa, Maria Aparecida (Cidinha), Cleres, Pedro Caixeta e João Marcos (jovem). Suplentes: Jaciara e Roneide. Eixos temáticos que serão trabalhados no próximo triênio:  Ecologia Integral e Conjuntura Sociopolítica.

O sentimento que ficou em nossas mentes e nossos corações foi como se “todas e todos fôssemos um” (Rm, 12, 5), em plena comunhão no envio para a missão, dando continuidade à caminhada do CEBI.  Sentimos que as relações que construímos no CEBI-GO é uma teia que se estende e se fortifica, animando-nos na caminhada.

CEBI GOIAS Larissa, Verônica, Rayssa, Gabriel, Douglas e Irmã Guida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.