Shadow

Fica cada vez mais claro a que tipo de abutres o Brasil foi entregue

Pe. Jean Marie Van Damme (Pe. João Maria – assessor das CEBs NE V).

As manifestações do dia 2 de outubro mostraram que a descrença no governo federal cresce a cada dia. Houve mais gente na rua do que no dia 12 de setembro e em maior número de cidades, protestando contra os aumentos de preços da alimentação, do gás, do combustível, da energia, contra a PEC 32 e a necropolítica (isto é, o poder de ditar quem pode viver e quem deve morrer), cobrando vacinas e pressionando pelo afastamento do presidente insano. Mesmo assim, o número de manifestantes ficou abaixo do esperado, apesar da diminuição do perigo da contaminação. Não apareceram os milhões, as massas. Predominaram os representantes de um leque de partidos maior do que em outras ocasiões. Junto aos tradicionais partidos de esquerda, várias agremiações da direita se fizeram presentes. Ao todo, 21 partidos se juntaram. O reino bolsonarista cada vez mais está estremecendo nas bases, está se debilitando. A direita está percebendo que embarcou numa canoa furada, numa aventura sem rumo. Contribuiu com a desventura desse país tão rico, com um povo generoso e trabalhador, que quer ver seus direitos respeitados e viver com dignidade. Porém, não significa que essa direita antipatriótica se rendeu a propostas políticas mais socializantes. Muito pelo contrário.

Os discursos personalistas de Ciro Gomes, em que falava de “fascismo vermelho”[1], mostram por um lado que a esquerda ainda não conseguiu se unificar em torno de um projeto de país e uma candidatura única à Presidência da República. Até dirigentes do PSOL afirmam que o apoio a Lula em 2022 não estaria garantido[2]. Por outro lado, a unificação do DEM com o PSL[3], resultando no novo partido União Brasil, está formando o maior partido com representação federal, com 82 deputados federais e oito senadores. E ainda ocupa 545 prefeituras e cinco governos estaduais. É uma força política com um discurso de terceira via – nem Bolsonaro, nem Lula – que visa minar as possibilidades de o ex-presidente voltar ao governar o País. Os movimentos direitistas MBL e ‘Vem pra Rua’ são os braços organizativos sociais desta articulação. Para quem acha que os números de pesquisas eleitorais que dão Lula como franco favorito popular, com quase 50% de preferência, já garantiriam a volta de Lula em 2022, deve ser uma indicação de que a luta não está ganha. E não vão ser as únicas forças de reação direitista. O PSDB certamente sairia às ruas com uma candidatura, e num segundo turno, podem acontecer surpresas. É bom estar muito atento e prevenido, articular bem as resistências e a unidade em torno de uma candidatura única de esquerda, que continua sendo, até o presente momento, o Luís Inácio Lula da Silva. E não menosprezar a eleição de deputados e senadores que darão sustento a um possível, embora não garantido, governo à esquerda do espectro partidário. Pontuamos, mais uma vez: é de fundamental importância para a governabilidade a eleição do maior número de deputados e senadores, assim como de governadores, que respaldem a eleição e a governabilidade de Lula na Presidência. É um alerta aos cidadãos e cidadãs de bem…

Esta semana, assistimos a mais alguns escandalosos e vergonhosos episódios da nossa história nacional recente. Na CPI, as denúncias contra a Prevent Senior, um plano de saúde mais econômico com mensalidades abaixo das praticadas por outros planos, mostram um lado extremamente podre deste tipo de “empresas”. Em Conferências de Saúde passadas, temos defendido que a saúde não pode se tornar uma mercadoria. É preocupante a denúncia de médicos que afirmam que a direção dessa empresa de saúde os têm pressionado a prescrever o kit-Covid inútil contra toda evidência científica, e do senhor Tadeu Andrade de uma tentativa de “paliativismo”, como chamou o senador Rogério Carvalho o tratamento imposto sem o claro consentimento da família. É revoltante saber como uma Agência Nacional (Agência Nacional de Saúde), que deveria defender os interesses da população, e em lugar de investigar denúncias, simplesmente se omite de exercer sua função e suas responsabilidades. Negou-se a apurar a denúncia feita pela deputada Jandira Feghali (do PCdoB-RJ) feita contra a Prevent Senior em 8 de março deste ano[4].

Este e outros Plano de Saúde, que deveriam tratar humanamente as pessoas, querem mesmo é faturar encima da doença e da morte das pessoas, como as denúncias têm fartamente evidenciado. Querem lucrar, mesmo às custas da redução de cuidados e tratamentos e da morte, se a despesa lhes parecer alta demais. Está na hora de os eleitores procurarem saber quem são os políticos que têm suas campanhas financiadas pelos planos de saúde, e que depois de eleitos irão cobrar a conta, desmontando o nosso valioso SUS, o melhor Plano de Saúde que poderíamos ter, apesar do subfinanciamento, dos descuidos e demoras injustificáveis do Ministério da Saúde em adquirir insumos e medicamentos, além da má remuneração dos profissionais de saúde – testemunham isso os repetidos protestos de profissionais de enfermagem. Devemos voltar a gritar e cobrar o que diz a Constituição: saúde é direito de todos, universal e integral, e é dever do Estado assegurá-la com a máxima qualidade para todos. As mais de 600.000 vidas perdidas são uma denúncia da ineficiência proposital e do negacionismo criminoso das autoridades responsáveis. Somos o 2º país do mundo com mais vidas perdidas nessa pandemia do Covid-19, só ultrapassados pelos EEUU.

Aliás, seria adequado retomar a Campanha “o Petróleo é Nosso”. Esta Campanha foi deflagrada em 1948, durante o governo do general Gaspar Dutra (1946-1951), que abria o Brasil para a extração mineral por investidores estrangeiros. Fundada em 1953, sob o Governo nacionalista de Getúlio Vargas (Lei 2004/1953), a Petrobrás estatal foi protegida por um monopólio da extração de petróleo até 1997, quando o Governo de Fernando Henrique Cardoso, na sua onda neoliberal, aprovou a liberação da extração do petróleo e seu refino pelo mercado privado[5]. Desde a década de 1960, as grandes corporações internacionais de petróleo olharam com desconfiança e também com avidez para esta riqueza nacional brasileira, e o desejo de meter a mão nela aumentou com a descoberta do pré-sal. O resto da história é por demais conhecido. A incriminação de Lula e Dilma proporcionou a chegada dos lacaios estadunidenses ao governo brasileiro, que de vez dilapidaram o patrimônio nacional e a venda da nossa riqueza para fazer caixa e recolonizar de vez o nosso país. Um triste e lamentável retrocesso em nossa história.

Esta semana, mais episódio nesta novela se desenvolveu. O leilão de reservas de gás natural e petróleo não deu o resultado esperado. Grandes blocos leiloados situam-se em áreas de proteção ambiental oceânicas. Nenhuma empresa quis correr o risco de adquirir um bloco que não tivesse absoluta certeza que poderia explorar sem sofrer limitações ambientais. A fome por lucro pode ser estancada por leis que protejam a sociedade e o ambiente. Mais uma razão da população avaliar criteriosa e responsavelmente quem vai eleger para elaborar a legislação necessária aos interesses nacionais e ecológicos. A incerteza dos rumos políticos no País, felizmente, freou desta vez os avanços do capital sobre os santuários ecológicos brasileiros no Oceano Atlântico. Espera-se que a história próxima dê continuidade a este temor do capital.

Falando em capital, os Pandora Papers[6], divulgados durante a semana que passou, revelaram mais um escândalo na alta cúpula do governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, são detentores de fortunas milionárias em Paraísos Fiscais[7]. O conceito “offshore” que ouvimos muito nesta semana, significa literalmente “distante do litoral”. Na economia, a palavra indica um empreendimento ou empresa que tem sua contabilidade feita em país distinto da sua sede principal e onde exerce suas atividades. As razões para ter esses “offshore”, que geralmente são empreendimentos bancários, podem ser vários: esconder patrimônio, por exemplo; ou aproveitar de baixa carga tributária ou mesmo isenção fiscal; fugir dos impostos no país de origem, garantir anonimato das contas; ou ainda fugir de instabilidade política e legislativa que podem afetar a lucratividade dos capitais[8]. O que torna o fato mais grave é que os dois sujeitos definem a política monetária do Brasil. Na medida em que o dólar se valorizar a moeda nacional perde valor, é evidente que suas fortunas no exterior crescerão bem mais do que se fossem depositadas em bancos nacionais. Possíveis manipulações das taxas de câmbio no Brasil passam pelas mãos deles dois, e podem beneficiar seu dinheiro guardado nos Paraísos Fiscais. E se porventura vierem a perder seus postos ou a serem processados no Brasil, podem fugir do País e ter grande parte de seu patrimônio os esperando para ser desfrutada. É claro que ambos negam más intenções e ilegalidades. São as conhecidas mentiras oficiais…

Fica cada vez mais claro a que tipo de abutres o Brasil foi entregue. Enquanto ganham milhões num só dia com a oscilação do dólar decidido por eles, provocam altas do preço dos combustíveis e do gás de cozinha equiparando o preço do petróleo ao mercado internacional. Ao mesmo tempo protelam e reduzem o Bolsa Família, agora chamado de Auxílio Brasil, ainda sem orçamento. Impedem a distribuição de absorventes para mulheres em extrema pobreza, projeto vetado por Bolsonaro esta semana. E provocando altas continuadas nos preços dos alimentos. Uma lista sem fim de agressões diretas à economia popular. O PIB per capita está em 7,5% mais baixo do que no governo da Dilma Rousseff[9]. Empobrecimento geral às custas do enriquecimento absurdo de alguns poucos maus patriotas. E a inflação já passando dos 10% ao ano!!!

Em nível internacional, o que chama atenção é a decisão dos Estados Unidos de instituir uma central de comando contra a China dentro da CIA (Central Inteligency Agency). A guerra de espionagem ganha um novo capítulo[10]. Os Estados Unidos, mesmo com Joe Biden, não têm pretensões de pacificar as relações internacionais. O sonho estadunidense é dominar o mundo, e o crescimento chinês coloca este objetivo em perigo. Este “Centro de Missões da China” terá como função responder ao desafio global que a ameaça chinesa significaria para a segurança nacional estadunidense. Continuam as preocupações dos EUA com “uma Rússia agressiva, uma Coreia do Norte provocativa e um Irã hostil”, nas palavras de William Burns, diretor da CIA.


[1] https://www.brasil247.com/blog/2-de-outubro-uma-encruzilhada (Acesso em 2021/10/06)

[2] https://www.brasil247.com/poder/dirigentes-do-psol-dizem-que-apoio-a-lula-em-2022-nao-esta-garantido (Acesso em 2021/10/08)

[3] https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/10/4953989-uniao-brasil-fusao-entre-dem-e-psl-reune-maior-bancada-da-direta-em-20-anos.html (Acesso em 2021/10/08)

[4] https://noticias.r7.com/brasilia/ans-descartou-denuncia-de-kit-covid-da-prevent-senior-24092021 (Acesso em 202/10/08)

[5] https://www.infoescola.com/historia/o-petroleo-e-nosso/ (Acesso em 2021/10/08)

[6] https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/10/04/o-que-e-offshore-e-paraiso-fiscal-e-por-que-alguem-coloca-dinheiro-la.ghtml (Acesso em 2021/10/04)

[7] https://www.brasil247.com/brasil/paulo-guedes-tem-offshore-milionaria-em-paraiso-fiscal e https://piaui.folha.uol.com.br/paulo-guedes-tem-offshore-milionaria-em-paraiso-fiscal/  (Acesso em 2021/10/03);

[8] Offshore” é um termo da língua inglesa e que significa “afastado da costa”, na tradução para o português. Em termos financeiros, é designada por offshore uma empresa que tem a sua contabilidade num país distinto daquele (s) onde exerce a sua atividade. Esses estabelecimentos bancários localizados. Com o objetivo de aumentar os lucros e ganhar maior competitividade, algumas empresas deslocam a sua sede contabilística para paraísos fiscais, assim denominados por possuírem algumas características como: baixa carga tributária ou mesmo isenção fiscal, garantia de absoluto sigilo bancário, estabilidade política e legislativa, privacidade dos negócios e etc. Os principais paraísos fiscais no mundo são: Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas, Uruguai, Panamá e Ilhas Caimão.

[9] https://www.brasil247.com/economia/golpe-fracassado-pib-per-capita-e-7-5-menor-do-que-o-pico-alcancado-por-dilma (Acesso em 2021/10/03)

[10] https://www.brasil247.com/mundo/cia-cria-centro-de-combate-a-china-maior-ameaca-geopolitica-que-enfrentamos-no-seculo-xxi (Acesso em 2021/10/09)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.