AMPLIADA DAS CEBs NORDESTE 1 DOM GILBERTO PASTANA É NOVO REFE

CEBs DO  REGIONAL NORDESTE I SE REUNEM EM AMPLIADA 

DOM GILBERTO PASTANA – DIOCESE DE CRATO  É NOVO BISPO REFERENCIAL

A Coordenação das Comunidades Eclesial de Base do Ceará (CEBs) se encontraram nesses dias 25,26 e 27 de novembro na cidade de Camocim, na Diocese de Tianguá para realização do encontro de Articulação e Coordenação Regional.

As CEBs do Ceará promovem o encontro em uma Comunidade, dessa vez na Comunidade Olinda, na Paróquia Bom Jesus do Navegante. O objetivo é viver e conhecer as realidades das Comunidades. Na comunidade Olinda sentiu-se a realidade periférica da cidade de Camocim. Antes de se ver os desafios percebeu-se o calor amoroso de pessoas e famílias acolhedoras, vivência de espiritualidade, fraternidade comunitária e uma forte espiritualidade libertadora, um vigor e fervorosa manifestação de fé da juventude local.

O encontro teve como objetivo atualizar a articulação regional das dioceses e planejar ações para 2017. Nos primeiros momentos do encontro foi realizado uma análise de conjuntura da atualidade assessorado pelo Professor Paulo Clécio, tendo uma manifestação dos participantes na dinâmica de fila do povo.

Participaram oito dioceses das nove do Regional Nordeste I. Feito um momento de partilha das Dioceses, onde se destacou a Diocese de Crateús por apresentar os encaminhamentos para o 11º ENCONTRÃO  DAS CEBs,    onde reunirá aproximadamente três mil pessoas no segundo semestre de 2017, tendo como fonte de referência o caminhar histórico da Diocese e a temática do 14º Intereclesial de CEBs que acontecerá em Londrina – PR em 2018. CEBs E OS DESAFIOS NO MUNDO URBANO.

Os principais encaminhamentos apresentados para ações de 2017 foram os Seminários sobre o 14º INTERECLESIAL no primeiro semestre e no mês de setembro a  Assembleia Geral Ordinária das CEBs do Ceará. A mesma será eletiva, tendo como anfitriã para o encontro a Diocese de Limoeiro do Norte. Especialmente escolhida a cidade de Icapuí com colaboração de Pe. Lopes e Aparecida Alcântara.

No último dia de Encontro foi recebido com alegria uma mensagem da Ir. Rosália, secretaria executiva da CNBB Ceará, que desejou bom êxito nos trabalhos. Ressaltou que  sempre acompanha a   caminhada das CEBs e comunicou para a alegria de todos os presentes que Dom Gilberto Pastana é o novo bispo referencial das CEBs do Ceará.

COMUNICAÇÃO DO NOVO BISPO REFERENCIAL DAS CEBs DO CEARÁ

DOM GILBERTO PASTANA – DIOCESE DE CRATO  É NOVO BISPO REFERÊNCIAL

É com alegria que acompanho a itinerância de todos os participantes de Cebs do nosso Regional. Esse  jeito de ser Igreja muito  edifica e mais ainda transmite a  perseverança e  a resistência que supera toda e qualquer dificuldade. Cebs é um desafio do Mundo Urbano que deve ser vivenciado na realidade como fermento bom, transformado pelo o anúncio do Evangelho. Confiante na presença de um Deus que caminha com seu povo, desejo que sejamos luz na Igreja do Ceará. Quero comunicar a todos que o Bispo referencial de Cebs é Dom Gilberto Pastana da Diocese do Crato. Um abraço a todos acompanhado das minhas orações! Ir Rosalia – CNBB Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.