AMPLIADA DAS CEBs REGIONAL NORTE 2 (PARÁ E AMAPÁ)

Cerca de 40 de pessoas participaram da Ampliada das Comunidade Eclesiais de Base – CEBs. que ocorreu de 10 a 12 de fevereiro, no auditório da sede em Belém da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Norte 2 (Pará e Amapá).

Durante os dias de Encontro, os representantes das Dioceses e Prelazias estudaram o texto base em preparação para o 14° Intereclesial da CEBs do Brasil (CEBs e os Desafio No Mundo Urbano), com a assessoria do Pe. Paulinho Joanil e Thiesco Crisóstomo que falaram sobre o Ver e mostraram a nossa realidade social e eclesial e os nossos desafios “as cidades incham em todo lugar e são marcadas por relações impessoais” são lugares propicio para atuação das CEBs para mudar estas realidade, as cidade também são espaços de lutas e conquistas sócias e direito das pessoas temos de ter um sentimento de pertença a cidade para de relações pessoas principalmente nas periferias, muitos a tem como um não lugar pois devemos atuar ai para que seja lugares de relações pessoas e circular e promotoras de vida.” Este é um pequeno trecho da reflexão dos dois. Irmã Téa que abordou sobre o julgar  e nos desafiou a descontruir a imagem que temos de Paulo e nos mostrou como ele foi vamos dizer que um visionário que fugiu dos vários esquemas postos para propor uma nova maneira de evangelizar e de relações de igualdade e fraternais e fazer um anuncio não mais profético de enfrentamento direto, mais sermos apocalípticos na nossa maneira de confrontar a realidade enfrentando mais ao mesmo resistindo e provocando esperança, nos convidou a mudar nossos esquemas de evangelizar, parar de choramingar por causas das estruturas, mas falar de esperança e continuar trabalhando nos círculos bíblicos, nos pequenos grupos, nos grupos de ruas e fomentando mudança e esperança.

Na sequência deste momento “Houve partilha das realidades das Dioceses e prelazias onde cada uma pode explanar como atuaram nas ruas realidades e os desafios enfrentados. Vieram muitos representantes novos”, disse Josias Alves da secretaria operacional da CEBs e completou “Percebemos que há um interesse da reaproximação das dioceses com o Regional”.

O encontro continuou  com as atividades com o repasse da Ampliada Nacional, Seminário de Comunicação e o de assessores, a distribuição de vagas para participarem do Encontro do Nortão que acontecerá em novembro (17,18 e 19), onde cada sub-regional já indicou os assessore que iram participar deste encontro.

“Muito bom passar por esses dias de formação para fortalecer a fé e a caminhada com grandes companheiros”, ressaltou o participante Paulo Saraiva Cardoso de Terra Alta, no Pará.

Discutiu-se também  a Organização dos sub-regionais, onde alguns desses foram escolhidos seus representantes: Grande Belém composta pelas Dioceses de Belém, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Ponta de Pedras e Prelazia do Marajó(Jorge); Sul e Sudeste com Marabá, Conceição do Araguaia e Auto Xingu (Domilson); Oeste pertencentes à Santarém, Óbidos e Itaituba (Servito); e todo o estado do Amapá; as CEB’s ribeirinhas Gurupá, Baixo Xingu e Portel; por último a BR 163, abrangendo parte de Itaituba, duas paróquias de Cametá e a Transamazônica e com isso formou a coordenação do regional  que se dá da seguinte forma:

Os delegados representantes do regional na ampliada nacional ( Thiesco e Julia) + assessora nacional (Ir Téa)+ os secretários operacionais (Regina Alvares e Josias Alves) + o assessor do Regional (Pe Paulinho) + os representantes dos sub Regional ( Domilso, Jorge Luiz, Servito, Rossida) faltando indicação das CEBs  ribeirinhas e da Br 163.

Trabalhamos também os perfis dos delegados que devem ir para o intereclesial e distribuição das 150 vagas por diocese e prelazia para o Intereclesial que acontecerá de 23 a 27 de janeiro, foram divididas entre as Dioceses e a ficha de inscrição devem ser devolvidas até 30 de junho para a secretaria da CEBs.

Foram feitas as distribuições dos textos bases e decidimos que a formação e estudo do texto base se dará pelo deslocamento da equipe de coordenação para as dioceses e prelazias que assim solicitarem, assim terminou as atividades com almoço e despedidas.

Josias Alves- Regional Norte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.