Assembleia do Santuário das Comunidades. Caruaru – Pernambuco Texto de Francielly e Toinho

As chuvas chegam trazendo diversos tons de verde para as paisagens do Agreste, e com elas a renovação da alegria e esperança dos agricultores. Este clima de renovação da o tom da nossa 28ª Assembleia Geral Ordinária, na pauta a prestação de contas de 2016, definição da temática do Natal das Comunidades, reflexão sobre as mudanças administravas do Santuário e processo eletivo para diretoria da fundação. A equipe de acolhida nos presenteou com o “Complexo vitamínico 2017 – Motivex CEBs”, jeito animado de nos lembrar que precisamos de doses diárias de alegria, esperança, fé para seguir comprometidos com a causa do Reino. Como manda a bula do complexo vitamínico o tratamento deve ser acompanhado da Palavra de Deus, e a Palavra refletida nesta manhã foi a passagem das “Bem Aventuranças”; na reflexão lembramos de todos os bem aventurados dos dias atuais, que gritam nas ruas por Diretas Já, que somam forças na defesa das minorias, que em suas bases, mesmo com tantos desafios desenvolvem ações que vão de encontro ao sistema capitalista, dentre tantos outros.

Seguindo com a programação, a presidenta Hermínia apresentou a prestação de contas de 2016, que foi aprovada por todos os presentes. Em seguida, Cida Souza mediou um momento reflexivo em preparação ao Natal das Comunidades, nos grupos vários assuntos foram levantados, mas três palavras de destacaram esperança, libertação e oprimidos. Ficou a cargo da diretoria afunilar os temas propostos e preparar as novenas de Natal, que sem dúvida nos ajudarão a fortalecer nossa esperança diante de tantos desafios da conjuntura atual. Uma pausa para o almoço e para as boas conversas em torno da mesa. Na parte da tarde Hermínia, Toinho e Glaucia conduziram um momento de reflexão sobre o crescimento dos trabalhos do Santuário das Comunidades e da necessidade de reorganizar a administração da casa, a qual demandará mudanças no estatuto. Desta reflexão as três dioceses saíram com a missão de compor uma equipe de estudo do estatuto, que em breve serão apresentadas em nova assembleia.

Seguiu-se com a eleição da nova diretoria. Candidatos das três dioceses compunham a chapa, e por voto secreto a assembleia pode escolher a nova diretoria. Assim foram eleitos para o triênio 2017-2020 a seguinte diretoria: Cida Souza – Presidente, Aurea Guerra – Vice-presidente, Hermínia Boudens – 1ª tesoureira, Alderson Antônio (Chacal) – 2º tesoureiro, Erivaldo Alcântara – 1º secretário, Elaine Lima – 2ª secretária. E o Conselho Fiscal composto por João Diogo, Francisca Alves, Nadja Macêdo, Paulo e Gilsomar.

A tarde foi encerrada com Celebração Eucarística, que começou na pedra fundamental, passou pela tenda e foi encerrada no salão. Um destaque para homenagem a querida Nena Marinho que fez sua Páscoa a pouco tempo e que tanto contribuiu com a história das CEBs do agreste. A noite foi regada com as chuvas, e a confraternização animada com muito forró. Aos poucos os sócios seguiram viagem, ou pararam para o merecido descanso, as chuvas continuaram e acalentaram o sono de quem dormiu por lá.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.