Cartaz do 8° Nordestão das CEBs é lançado nesta sexta-feira (13)

A partir desta sexta-feira(13), os regionais do Nordeste realizam em cada diocese eventos de lançamento do 8° Nordestão de CEBs, que acontece em julho de 2020, na diocese de Iguatu, no período de 16 a 19. O encontro pretende reunir aproximadamente 600 pessoas, entre delegados e equipes de trabalho dos nove estados do Nordeste.
O cartaz do 8º Nordestão das CEBs evoca os sentimentos do Papa Francisco para uma Igreja em saída, expressando assim a proposta do Evangelho de Jesus de Nazaré, que convoca todas as pessoas à prática do Bem Viver. O encontro traz como tema: CEBs do Nordeste: uma igreja em saída na busca do bem viver, e lema: Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra. O objetivo geral é contribuir para o fortalecimento das CEBs no compromisso do Bem Viver
Os regionais Nordeste 1 e 4 lançam promovem o lançamento do cartaz em eventos de cada diocese.
Expectativas
Israel Ferreira, coordenador regional Nordeste 2, marcou presença no 6º e 7º Nordestão, destaca que a expectativa é muito grande, pois desde o anúncio que o regional iria sediar o encontro, já se preparava. “No contexto político e eclesial iremos refletir quais os passos que nossa Igreja precisa tomar. Alagoas já está organizando a participação dos delegados e pensando as finanças”, acrescentou o coordenador.
Segundo Carlos Jardel, membro da Coordenação da Ampliada Nacional das CEBs do Brasil, destaca que a expectativa é de que os companheiros e companheiras das CEBs dos regionais do nosso imenso Nordeste tragam para esse encontro, de suas mais distintas comunidades, as experiências motivadoras para “a criação de um novo Céu e de uma nova Terra”, a partir das temáticas discutidas nas bases. No mais, espera-se a alegria e animação do nosso povo na grande festa da utopia!
“As CEBs encontram-se desafiadas a repensarem suas estratégias de articulação na Igreja para serem incisivas (sal e luz) na sociedade conforme os apelos do Evangelho de Jesus Cristo. Elas entendem e propagam a urgente convocação para uma “Igreja em Saída”, com o objetivo de servir o mundo”, acrescentou.

A coordenadora da equipe de comunicação do Regional NE 3 ressalta a força de signos e símbolos contidos no cartaz. “Muito representativo do Nordeste, das gentes nordestinas, dos modos de vida do Nordeste, as riquezas, as singularidades e os gritos das gentes do Nordeste. Tudo muito forte”, explicou.

O cartaz
O cartaz do 8º Nordestão foi produzido por Martônio Holanda, da cidade de Sobral(Ceará), uma artista popular comprometido com a transformação da sociedade, que tem evidenciado através de sua arte as bandeiras universais de paz, solidariedade, fraternidade, bem como todos os valores fundamentais na caminhada da humanidade em busca do Bem Viver, que é o Tema Central do encontro das CEBs do Nordeste.
Do ponto de vista histórico, além de expressar as dores, angustias, alegrias e esperanças dos mais simples, o cartaz atesta o compromisso que as CEBs têm de refletir propositivamente o momento atual, analisando a conjuntura eclesial, social, política e econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.