Shadow

CEBs de Minas Gerais reunida

A reunião da equipe estadual das CEBs de Minas Gerais teve início na sexta-feira (06/03) com as boas vindas da coordenadora Santinha e um momento de mística que foi preparado pelas dioceses de Itabira/Cel. Fabriciano e Caratinga. A oração lembrou a Páscoa do companheiro e assessor das CEBs de Minas Padre Nelito, que faleceu vítima da COVID-19. Cerca de 16 Arqui(dioceses) estavam representadas na reunião, que contou com a presença de Dom Paulo Peixoto, que é o bispo referencial das CEBs no Regional Leste 2.

Logo em seguida, a pauta era análise da conjuntura brasileira. A socióloga Lílian Daniela, que trabalha com as Pastorais Sociais na Arquidiocese de BH, foi a assessora que ajudou na reflexão da conjuntura. Momento rico no primeiro dia de reunião.

No sábado, na oração inicial, foi feita uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Logo em seguida, a coordenadora Santinha passou a dar os informes da Ampliada Nacional das CEBs. Foi destacado que as celebrações do Dia D, que são feitas todo dia 15 de cada mês, devem ser mais divulgadas nas comunidades. O Regional Leste 2 ficou responsável pela organização do Dia D do mês de maio, que vai ser transmitido pelas redes sociais em 15/05/2021 às 18 horas. Foi reforçada a necessidade de maior divulgação das cartas das CEBs, que são produzidas pela equipe da diocese de Rondonópolis/Guiratinga-MT. As próximas serão divulgadas em março, junho, setembro e dezembro. A cartilha “CEBs: caminhando com Jesus de Nazaré”, foi lançada no último dia 15 de fevereiro e servirá de subsídio para formação e preparação às lideranças nas comunidades, como também aos(às) delegados(as) do 15º Intereclesial das CEBs em 2023. A cartilha está disponível para baixar no link http://cebsdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/02/CEBs-caminhando-com-Jesus_web.pdf

Um momento importante foi a partilha de cada diocese que estava representada na reunião. Todos e todas puderam, a partir do chão onde pisam, relatar as dificuldades, os passos dados e a caminhada das CEBs em sua região. Outro ponto de pauta foi a articulação da equipe de comunicadores e comunicadoras das CEBs de Minas Gerais. Desde 2019 a ideia vem sendo gestada pela equipe estadual. Um Seminário de Comunicação chegou a ser marcado, mas teve que ser adiado por causa da pandemia. A maioria das diocese indicou os seus representantes para compor a equipe de comunicação (02 por diocese), e foi decidido a realização de uma reunião on-line com todos(as representantes diocesanos.  Será on-line no dia 22/03, às 19h30. O Seminário de Comunicação foi reagendado para 2022. Outros temas foram assunto na reunião da equipe, como a 6º Semana Social Brasileira, CF 2021, 9º Encontro Mineiro das CEBs, e a escolha de um novo assessor eclesiástico para o Regional Leste 2.

A próxima reunião das CEBs de Minas Gerais será na Colegiada Estadual em 31 de julho de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.