Conselho do Laicato lança cartilha sobre eleições

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) elaborou um importante documento sobre política e eleições. O material foi feito pela Comissão Nacional de Fé e Política da igreja e traz uma leitura crítica da realidade. Para acessar o documento, clique em CNLB doc eleições.

O subsídio destaca as posições do papa Francisco e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreendem a política como fundamental ação em torno do bem comum. A cartilha está dividida nas dimensões Ver, Julgar e Agir e deve ser lida em grupos de reflexão. O material também pode ser acessado aqui.

O documento fala da situação política do país, do golpe em 2016 contra a presidenta Dilma, do ataque aos direitos sociais pelo governo Temer e de como podemos agir para mudar esta realidade.

“O Conselho Nacional do Laicato do Brasil apresenta este ‘Subsídio de Formação Eleições 2018’ para que as pessoas tomem conhecimento, estudem, multipliquem e divulguem, promovendo um movimento nacional de cidadania e de vivência eclesial”. As palavras são de Marilza José Lopez Schuína, presidenta do CNLB.

Algumas propostas destacadas no subsídio: ter consciência sobre a importância do voto e que ele tem consequências para a sociedade; criar grupos e pastorais de Fé, Política e Cidadania; estimular a participação de cristãs e cristãos em Partidos Políticos, no Judiciário, Ministério Público e em Conselhos de Direitos Socias, além de ficar em cima, ajudando e cobrando; criar Escolas de Fé, Política e Cidadania.

 

“Este subsídio é para que as pessoas tomem conhecimento, estudem e divulguem, promovendo um movimento de cidadania e vivência eclesial”, disse Marilza Schuína, presidenta do CNLB

 

“Peço a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num  autêntico diálogo que vise efetivamente sanar as raízes profundas e não a aparência dos males do nosso mundo. A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das forças mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”.

Corajosas palavras do papa Francisco, que contribuem para fortalecer o sentido positivo da política.

O subsídio sobre as eleições conta com os seguintes apoiadores: Cáritas Brasileira (CB), Centro Nacional de Fé e Política D. Hélder Câmara (Cefep), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Fórum Estadual de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso (FDHT), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e Pastorais Sociais.

Gibran Luis Lachowski, jornalista e assessor de comunicação das CEBs/Regional Oeste 2 (MT)

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.