Por Marilza Schuina, secretariado para o 15º Intereclesial.
Aconteceu no dia 19 de março, via remota, a primeira oficina de formação litúrgica como parte do processo preparatório para o 15º Intereclesial. A liturgia é a alma de um encontro, “festa para os olhos e para o coração”. Por essa razão, é necessário organizar a área de liturgia para que esse serviço contribua efetivamente para alegrar e animar as CEBs do Brasil.
Um processo de formação foi pensado para que todos e todas possam participar da liturgia. Não se pode fazer um trabalho só em vista do Intereclesial, pois na “liturgia não pode haver ninguém na plateia ou na arquibancada! Liturgia não é espetáculo!” Esta é uma oportunidade ímpar de evangelização. Estamos num momento da liturgia no Brasil que é preciso retomar a Liturgia do Concílio Vaticano II, de Medellín, nas Igrejas locais e nos regionais. Esse é o motivo pelo qual se pensou uma agenda de formação.
Essa primeira formação com o tema “Liturgia da Palavra” contou com a assessoria de Ir. Penha e Daniel Carvalho, da Rede Celebra, e você pode acessar o texto de reflexão sobre a “Liturgia da Palavra”.
Os próximos encontros serão sobre:
- Oficina 1 sobre Ofício Divino das Comunidades – 23 de abril;
- Oficina 2 sobre Ofício Divino das Comunidades – 21 de maio;
- A relação entre a Páscoa de Cristo e a Páscoa do povo (mártires da caminhada e defensores da vida) – 18 de junho.
Para participar, você pode se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCHAsQPU62RAKDqhKCUke1-GlWbAExJl9J-yj7x1639F1o6g/viewform?usp=sf_link
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.