Da Ampliada das CEBs do Brasil PARA A ARQUIDIOCESE DE LONDRINA, ÀS FAMÍLIAS ACOLHEDORAS, AO SECRETARIADO e ÀS EQUIPES DE SERVIÇO DO 14º INTERECLESIAL

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. EG 49 (Papa Francisco)

Irmãos e irmãs do Caminho.
Adeptos do Caminho (At 9,2): assim eram chamadas as primeiras pessoas seguidoras de Jesus Cristo.

Foi assim que nos sentimos, enquanto Ampliada Nacional, quando Londrina abriu os braços para acolher os caminhantes das Comunidades Eclesiais de Base – (CEBs) de todo o Brasil.

Queremos expressar aqui nosso profundo agradecimento a todas as pessoas envolvidas na preparação e realização desse belíssimo encontro que foi o 14º Intereclesial, um grande Pentecostes para a Igreja do Brasil e da América Latina. Às famílias que abriram as portas de suas casas e de seus corações aos participantes, às equipes de trabalho que não mediram esforços para estar a serviço, ao Secretariado que tão bem conduziu os trabalhos e, em especial, ao querido arcebispo Dom Geremias que, como presença amiga, com olhar profético e motivador esteve presente e à frente do seu rebanho, nosso muito obrigado!
Saímos de Londrina com o coração agradecido e cheios de alegria e esperança.

Ao longo deste processo de caminho eclesial, nós da Ampliada e vocês, Dom Geremias, Secretariado, Famílias, Equipes de Serviços, estaremos muito mais unidos, pois partilhamos, com suor e lágrimas, as alegrias e esperanças de um projeto muito maior: O REINO DE DEUS.

O 14º Intereclesial, além do encontro, possibilitou o debate sobre as várias temáticas propostas que afligem diretamente a vida de nossos povos como saúde, educação, moradia, mobilidade, pluralismo e diálogo inter-religioso, violência, ecologia, entre outros. Os sinais do Reino de Deus se refletem na vida
das comunidades quando há luta pela vida digna e por mais liberdade. Essa é a tarefa de todos nós cristãs e cristãos, chamados a ser sal e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14), nossa missão no seguimento de Jesus de Nazaré é transfigurar uma realidade de morte para uma realidade de vida plena para todos e todas.

O Apostolo Paulo já alertava às comunidades pela qual passava que o Caminho não seria fácil. Mas ele dizia: “quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10). Esta é a nossa certeza irmãos e irmãs. Em sintonia com o Papa Francisco, saímos de Londrina, com maior convicção e ânimo para seguir o caminho com muita Alegria para Evangelizar.

Evangelizar no interior de uma realidade que clama pela dignidade dos filhos e filhas de Deus. Evangelizar que significa, como afirmou o Papa Paulo VI, ir até as raízes da realidade cultural e transformá-la (EN 20) de acordo com o Evangelho. Não vamos nos calar diante de uma sociedade que exclui, mata, discrimina, rejeita o pobre, e não reconhece o pecado que atenta contra o valor fundamental da pessoa humana, que é “imagem e semelhança de Deus”.

A Igreja Católica saiu fortalecida de Londrina. Deus vos abençoe e vos mantenha firmes na defesa da vida e do Evangelho de Jesus Cristo. Nossa gratidão!

AMPLIADA NACIONAL DAS CEBs do BRASIL

Mensagem da Ampliada das CEBs do Brasil para o 14° Intereclesial (clique aqui l!! PDF)

4 Comments

  • Alceu

    Meu muito obrigado a dona Maria e sua família que foram maravilhosos comigo e através deles todos os que serviram de boa vontade para que o projeto de Reino de DEUS acontecesse… um abraço a todos.

  • Antônio Irineu Barrinuevo

    O 14°Intereclesial das CEBs, superou a minha expectativa, que Deus ilumine a cada um envolvido dentro deste grande projeto que ultrapassa as fronteiras, em defesa do bem comum, foi simplesmente maravilhoso.

  • Cida Brito

    Vivo e comungo a Cebs a muitos anos. E intimamente escuto que a Cebs não existe mais, como14*Intereclesial das Cebs, mostramos que ela sempre está atuando como as primeiras comunidades de Jesus, muitos ficaram incomodado e isto é importante, pois as Cebs é um exemplo de luta constante no direito dos mais pobres. As Cebs anuncia e denuncia,e incomoda. ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.