Shadow

Dia D: Rumo ao 15º Intereclesial das CEBs, Celebrando em Comunidade

O dia 15 de cada mês ganhou uma marca especial: um dia para as comunidades celebrarem a sua caminhada de preparação rumo ao 15º Intereclesial das CEBs, que acontecerá na cidade de Rondonópolis-MT, de 18 a 22 de julho de 2023, e tem como Tema: “CEBs: Igreja em Saída na busca da Vida Plena para todos e todas” e lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Is 65,17ss).

Este mês a celebração será na Comunidade Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, e destacará a indignação por tantas vidas perdidas, fazendo memória das mais de 200 mil vítimas da COVID 19 em nosso país e da imensurável perda de vidas ocorrida em toda a humanidade.

 A preparação do 15º Intereclesial se dá em meio à crise pandêmica do novo coronavírus. A pandemia não é um fato isolado, surge da profunda crise de questões anteriores vivenciadas pela humanidade,  impulsionadas por um sistema injusto, que privilegia o lucro e o capital em detrimento da vida no planeta. Não estamos “sendo atacados por um inimigo invisível”. Décadas de um desequilíbrio com as outras espécies que coabitam o planeta; devastação de ecossistemas; emissão de gases de efeitos estufa; extração de minérios e óleos, venenos e agrotóxicos, desmatamento, devastação da Amazônia, aniquilação da vida dos povos originários, criação de fronteiras, crises humanitárias e outros fatores trouxeram consequências para todo o planeta, corroborando para o estabelecimento da crise atual.  Em tempos assim, as comunidades encontram no Evangelho -Força dos Pequenos-  para exercer a solidariedade, a redescoberta  de pertença, a empatia, a compaixão,  a amizade e  o compromisso,  ‘que séculos de capitalismo não foram capazes de dizimar.” Resta sempre o agir cristão de Esperançar.

Nesse dia de Oração pelo 15º Intereclesial devemos nos perguntar: Colaboro com fatores que contribuem  para o estabelecimento da crise atual? Quais valores do Evangelho vivenciados pelas CEBs podem promover a superação dessas injustiças? Em que medida a construção do Intereclesial pode favorecer a reflexão e a superação da morte, sendo fiel ao tema:  “CEBs: Igreja em Saída na busca da Vida Plena para todos e todas”?

A todos e todas um convite especial

No dia  15 de janeiro,  prepare  um pequeno altar em sua casa e acenda uma VELA em MEMÓRIA das  VÍTIMAS  da COVID-19. Juntos reafirmemos nossa esperança profética e o grito pela “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”!!!

Acompanhe através das páginas no Facebook:

Também haverá transmissão pelo Canal no Youtube das CEBs do Brasil.

COMPARTILHE! DIVULGUE! VAMOS JUNTOS NESTA CAMINHADA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.