Shadow

Dia da Palavra nas comunidades: integração e acolhimento com as famílias

Um dos elementos mais significativos das Comunidades Eclesiais de Base é a celebração. E neste sentido, aconteceu nas paróquias acolhedoras do 14º Intereclesial das CEBs a Celebração do Dia da Palavra, marcando o encerramento das atividades do terceiro dia do encontro.

O Dia da Palavra é uma prática na Arquidiocese de Londrina que ocorre mensalmente reunindo as famílias dos Grupos de Reflexão Bíblica e suas Comunidades, e os/as delegados/as puderam vivenciar esta experiência nas paróquias, a partir da realidade e inspirados pela iluminação bíblica que direciona o 14º Intereclesial “ Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex. 3,7).

Na Paróquia Santo Antônio, no bairro Cafezal, onde foram acolhidos os delegados/as do Regional Nordeste IV, Piauí, as famílias acolhedoras partilharam a experiência e a alegria da acolhida e de poder participar desse grande encontro. “Meus pais também acolheram outros delegados e nós já estamos com saudades.  Eles vieram com a ideia de conhecer um pouco da nossa realidade, e isto é bonito, conhecer uma comunidade de fé”, afirmou Cleide Giacaia, que com seu esposo Antônio acolheram alguns participantes.

Ponto culminante da celebração nas diversas paróquias foi a apresentação dos desafios que o   povo vive hoje no mundo urbano: a moradia, a violência e segurança, o acesso ao lazer e cultura, a formação e educação, a participação nas organizações e movimentos populares, a consolidação da democracia, a mobilidade, a situação ambiental, o pluralismo religioso, os avanços tecnológicos, as juventudes, a saúde e o saneamento, as mudanças no mundo do trabalho.

As Celebrações da Palavra, os Círculos Bíblicos e a Leitura Orante da Bíblia são expressões da caminhada bíblica das Comunidades Eclesiais de Base, pois é sobretudo na Palavra de Deus que as Comunidades encontram o reforço da dimensão pastoral libertadora da Igreja, destacando a prática ecumênica, ou seja, pelo diálogo e partilha.

 

Por Gutto Wendler

 

[FAG id=8366]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.