Quem disse que não somos nada!!

No dia 09 de julho de 1978, floresceu uma articulação de jovens empobrecidos nas periferias da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nascia ali a profecia da Pastoral da Juventude do Meio Popular nas comunidades mais pobres e carentes. As sementes logo se espalharam por todos os recantos do Brasil, iluminando e dando esperança aos jovens marginalizados e excluídos.

A PJMP completará 41 anos de caminhada, recheada de muita reza, muita luta e muita festa, sendo um espaço aberto de acolhimento e ternura. No dia do aniversário, 9 de julho, a PJMP também celebra o Dia Nacional da Oração da Juventude do Meio Popular (DNO), fortalecendo nossa espiritualidade libertadora e transformadora, enraizadas nas comunidades eclesiais de base e numa fé engajada e comprometida com os mais pobres.

“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus.” (Atos 5, 38-39)

Nesses 41 anos de muita ternura e resistência, apresentamos como temática central um trecho da música Ofertório do Povo do cantor e compositor Zé Vicente: QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

A indagação do cântico trata da oferta do povo trabalhador, um ofertório vivo de esperança e libertação: “Quem disse que não somos nada, e que não temos nada para oferecer. Repare as nossas mãos abertas, trazendo as ofertas do nosso viver”.

Além da temática escolhida, a Coordenação Nacional da PJMP elaborou um material celebrativo para auxiliar os grupos de jovens nas atividades em suas comunidades e paróquias e um cartaz ilustrando duas personalidades importantíssimas na caminhada da PJMP: Dom Helder Camara e Papa Francisco.

O Santo Rebelde, Helder Camara, ajudou nos primeiros passos do surgimento da PJMP. O Dom da Paz embalou e animou a juventude do meio popular, por isso, Dom Helder Camara faz parte dessa linda história e é considerado o padroeiro da PJMP. O Papa Francisco, nos dias atuais, encanta a todos e todas com sua bela forma de conduzir a Igreja, colocando a justiça social e cuidado com os empobrecidos como suas principais bandeiras.

Durante o mês de junho foram publicados diversos vídeos nas redes sociais da PJMP, produzidos por jovens do meio popular de todos os recantos do Brasil. Os vídeos serviram como preparação e animação de advento para o dia 09 de julho, data de comemoração do aniversário da PJMP. No vídeo, os jovens lançam uma indagação QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

A Pastoral da Juventude do Meio Popular é um novo Pentecostes na vida de muitos jovens empobrecidos ao longo desses 41 anos e continua sendo um espaço aberto para acolher sempre com muita reza, muita luta e muita festa.

Viva nossos 41 anos de luta e labuta no meio popular.

Filipe Xavier

Secretário Nacional da PJMP

Acesse o subsidio para o DNO  da PJMP


Subsídio do DNO 2019