Edição Especial de relançamento do 15º Intereclesial das CEBs

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT.   |   Agosto de 2020.  

Edição Especial on-line, nº 1

O meu lema vai ser: "Estou no meio de vós como aquele que serve"

Por Neurimar Pereira da Silva, Leiga da Arquidiocese de Porto Velho.

Ex-membro da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base recebe nomeação episcopal de Humaitá-Am.

Pe. Antônio Fontinele de Melo, ex-assessor das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Noroeste foi nomeado pelo Papa Francisco, pastor da Igreja particular de Humaitá que se encontra ao Sul do Amazonas, sua nomeação saiu no dia 12 de agosto e foi recebido com muita alegria pelos seus paroquianos da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, como por toda a Arquidiocese de Porto Velho, a cidade de Porto Velho comemorou com festa nas redes sociais, televisão e rádio, até Camocim-Ce, cidade natal do Pe. Fontinele, recebeu a notícia com muita alegria.Ele é o primeiro presbítero da Arquidiocese de Porto Velho e conseqüentemente do Regional Noroeste a ser nomeado bispo.

12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base em Porto Velho

Padre Fontinele foi Coordenador de Pastoral da Arquidiocese no período de 2005 a 2010, nos anos de 2005 a 2009 a Igreja de Porto Velho e a Ampliada Nacional das CEBs, refletiram, rezaram, organizaram e celebraram a caminhada do Povo de Deus no Brasil e na América Latina, em sintonia com a defesa da casa comum com o 12º Intereclesial, que foi realizado nos dias 21 a 25 de julho de 2009, com o tema: CEBs, Ecologia e Missão e o lema: “Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia”. Padre Fontinele, além de Coordenador de Pastoral, fazia parte do Secretariado do 12º Intereclesial e a missão era bem árdua e desafiadora. No período de 2010 a 2012, ele foi o assessor das CEBs do Regional Noroeste e membro da Ampliada Nacional das CEBs, o mesmo representava o Regional juntamente com o Sr. Toninho (Diocese de Ji-Paraná) que tinha a função de articulador. 

Perguntado como foi receber a notícia da nomeação, ele respondeu: “Recebi com surpresa e alegria. Depois fiz uma retrospectiva da minha vida, de onde saí, por onde passei e aonde cheguei.”

O lema escolhido será “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27), porque escolheu esse lema? “Porque o sentido da missão do pastor é servir e dar a vida pela a vida do povo de Deus”.

A Sagração e a missão episcopal já tem data, horário e local: 17 de outubro de 2020, na cidade de Humaitá às 17h. O que você espera das comunidades de Humaitá, ele disse: “Espero a acolhida das comunidades e disponibilidade para que possamos caminhar como irmãos na missão de amar e servir, defendendo a vida e cuidando da criação.

Pe. Fontinele, Nós da Ampliada Nacional das CEBs nos regozijamos com a sua nomeação, ficamos felizes e sabemos que estará junto com as nossas Comunidades Eclesiais de Base, animando, rezando, fortalecendo e se colocando como caminheiro nesse caminho no seguimento ao Mestre Jesus. Nossa oração e um abraço fraterno, e cheio de revigorada esperança. AMÉM! AXÉ! AWERÊ!

O padre Antônio Fontinele de Melo nasceu em 09 de maio de 1968, em Camocim (CE). De 1992 a 1998 ele fez sua formação em Filosofia e Teologia, no Seminário Maior São João XXIII, em Porto Velho. Sua ordenação diaconal aconteceu em 21 de novembro de 1998 e Presbiteral em 18 de setembro de 1999; Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) – 2001; Bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG) –  2003. Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia – 2003; Sagradas Escrituras pelo Centro Universitário Claretiano – 2015.

Nos serviços eclesiais assumidos na  Arquidiocese de Porto Velho ele foi o pároco de São Cristóvão, de 1999 a 2013; Reitor da Casa Vocacional Dom Hélder Câmara, de 1998 a 2004; Coordenador de Pastoral, de 2005 a 2010 e desde 2013 pároco da Catedral do Sagrado Coração de Jesus; e também desde o ano de 2011 é o ecônomo da Arquidiocese de Porto Velho.

No Regional Noroeste da CNBB (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) no período de 2002 a 2005, exerceu o serviço de presidente da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) e de 2010 a 2012 foi assessor das Comunidades Eclesiais de Base.