Insfraestrutura Catorzinho

INFRAESTRUTURA QUATORZINHO – RUMO AO 14° INTERECLESIAL

Entrevista: Padre Dirceu Luiz Fumagalli

 

CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DA

INFRAESTRUTURA DO QUATORZINHO

Diante de sua caminhada pastoral e grandes experiências Padre Dirceu Fumagalli foi convidado para integrar o Secretariado das CEBs, e auxiliar na estruturação das equipes, visitas os grupos, reuniões e assembleias, apresentando a proposta metodológica do Intereclesial e pensando um pouco na estrutura organizativa e metodológica, hoje já são 22 equipes de serviços organizadas, escolhidas pelo conhecimento e dimensão a pastoral.

 

O QUE COMPÕE A INFRAESTRUTURA

Temos duas formas de entender e dividir a infraestrutura. Uma equipe de infraestrutura se preocupa com os espaços onde acontecerão as plenárias, as celebrações, “as praça” que são os grupos/plenárias; com todos os equipamentos necessários de projeção, de cadeiras, de som e de equipamentos, esses são chamados de infraestrutura propriamente ditos. Teremos uma central de infra que estará olhando os espaços e as condições de uso e de acessos a esses espaços.

A outra equipe de estruturação do encontro são algumas equipes que compõem a cozinha e alimentação, transporte e a saúde.

No Quatorzinho teremos aproximadamente 300 a 400 pessoas das equipes com 36 relatores, porém haverá um grupo grande de pessoas que compõe as equipes que vão participar do encontro e outro grupo que irá trabalhar.

 

PRAÇAS E PLENÁRIAS

PRAÇA: ARAUCÁRIA será no Colégio Marista: Rua Maringá, 78 – Jardim Bancários.

Miniplenaria: Os desafios da Mobilidade (transporte/ locomoção). (200 vagas).

 

PRAÇA: CATANHEIRA será na Paróquia Rainha dos Apóstolos: Av. Tiradentes, 43 – Jd Shangri-La A.

Miniplenaria: Movimentos e organizações sociais e populares. (200 vagas).

 

PRAÇA: PEQUI será na Paróquia Rainha do Universo: Rua Ibirá, 99 – Parque Alvorada.

Miniplenaria: Ecologia e o cuidado ambiental (200 vagas).

 

PRAÇA: BRACATINGA será no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor: Rua Dom Bosco, 145, Iguaçu.

Miniplenaria: Pluralismo: Ecumenismo e dialogo inter- religioso (200 vagas).

 

PRAÇA: UMBU será na Paróquia São Vicente de Paulo: Av. Me. Leônia Milito, 545 – Guanabara.

Miniplenaria: A questão da violência e da segurança. (200 vagas).

 

CELEBRAÇÃO EUCARISTICA (ABERTA): Aterro do Igapó: Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 1353. (Previsto 4mil participantes).

 

Nós teremos variáveis de locais não haverá um padrão, desde um anfiteatro que é mais confortável a cadeiras simples dos salões paroquiais, que podem ser cadeiras de plásticos ou cadeiras festa. Nas grandes plenárias nós vamos avaliar se será necessário colocarmos um sistema de refrigeração.

Ginásio Colégio Marista

 

TRANSPORTE

Em relação ao transporte está sendo organizado junto a CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina as melhores rotas. Porém entre o Marista e as Praças/Plenárias o deslocamento será em forma de caminhada, somente a Plenária na Paróquia São Vicente de Paulo será com o ônibus do encontro.

 

ALIMENTAÇÃO

Para a alimentação será montado 5 cozinhas para as 5 plenárias e nós faremos as refeições. A pastoral da criança irá montar os lanches usando estruturas que comportem essa alimentação. As Paróquias e no centro pastoral já possuem suas cozinhas montadas, porém as que não possuem outras paróquias vão ceder suas cozinhas para fazermos a alimentação. Não contratado nenhuma empresa e nem servido marmitex.

Os participantes vão realizar o almoço do sábado e domingo nas praças e o jantar do sábado também, onde estarão em trabalhos durante o dia nas plenárias.

O cardápio ainda está sendo decidido, será simples e de muito bom gosto. Quanto aos pratos e talheres questões pessoais cada participante deverá trazer o seu (prato, talher e a caneca).

 

EM CASO CHUVA

Se chover o encontro acontecerá da mesma forma, os participantes vão se deslocar também a pé para as praças, mas serão providenciadas capas de chuva.

A celebração ao ar livre na noite de sábado, que será no Aterro do Igapó (Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 1353) será juntamente com a arquidiocese e é esperado 4 mil pessoas. Em caso de chuva será transferido para o Ginásio Moringão – Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes:  R. Gomes Carneiro, 315 – Boa Vista.

 

COBRINDO OS GASTOS

A verba do encontro vem de varias fontes, são elaborados alguns projetos para algumas entidades de cooperação internacional como Adveniat e alguns outros, também algumas organizações nacionais como o Fundo Nacional Solidariedade; também contamos com o regional Sul II onde são repassados 15% da campanha da fraternidade, e a própria diocese e as inscrições.

 

Padre Dirceu Luiz Fumagalli

Tem 30 anos de ministério é vigário das redes de comunidades da Madre Leônia na região pastoral da Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes com oito comunidades, participa da coordenação da regional Sul II da CPT – Comissão Pastoral da Terra e auxilia na construção do 14°Intereclesial. Tem militância pastoral, com a juventude na pastoral universitária e na pastoral operária, iniciou nas comunidades rurais, estudou em São Paulo e Rio de Janeiro, e também trabalhou com a central única dos trabalhadores.

 

Equipe de Educomunicação
Aline Querino
Byanca Luiza

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.