PASTORAL DA JUVENTUDE REALIZA AMPLIADA NACIONAL NO CRATO/CE

A Pastoral da Juventude do Brasil fez morada no Cariri cearense, na cidade de Crato, para a Ampliada Nacional, realizada de 22 a 29 de janeiro. Delegadas e delegados de todo país revisitaram os passos da PJ nos últimos três anos e projetaram pistas de ação para o triênio 2017-2020.

A mística utilizada pelo processo metodológico aproveitou a força da religiosidade popular da região que acolheu a atividade. Por isso, os e as jovens experimentaram o caminho da subida do Horto de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Lá refletiram a iluminação bíblica escolhida para a ANPJ: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão (Mt 28,10b)”.

A jovem delegada do regional Centro-Oeste (GO e DF), Hélia Marina, lembrou a importância da Mística do lugar. “A ida ao horto de Padre Cícero, somada à vivência destes dias de Ampliada, têm me provocado a olhar para as Galileias, mas também a olhar para a Galileia que habita em mim e do quanto o cuidado com o projeto de vida pessoal influência no cuidado com o coletivo. No caminho do horto o sentimento foi de gratidão: como é bom ter a oportunidade de me encantar com o cuidado que a humildade e a simplicidade oferecem”, destacou.

A equipe local do Regional Nordeste 1 (Ceará) teve muito trabalho durante a semana. Jovens de várias dioceses contribuíram para acolher a Ampliada em diferentes equipes. LudmyllaYana, que é representante do regional na Coordenação Nacional da PJ, explicou que o sonho para receber a atividade foi um projeto coletivo. “Sonhamos muito com esse momento e ficamos muito felizes de mostrar nossa Mística e nosso jeito de ser. A equipe está de parabéns, porque se doou e contribui muito para este momento que vive a PJ do Brasil”, lembrou.

Para vivenciar o tema “Ser tão PJ: romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”, a Ampliada utilizou a estratégia de visitar as chamadas “Galileias Juvenis”. Considerando várias realidades experimentadas pelos/as jovens, o grupo refletiu como a organização pastoral pode dar conta de evangelizar e cuidar dos e das jovens nas bases e em seus diferentes contextos.

O jovem delegado do Regional Mordeste 5, Murilo Rebouças, ressaltou a importância de cuidar dos e das jovens com afeto e olhar para o aspecto humano. “É preciso caminhar diariamente nas galileias juvenis, pois é lá, nos becos e vielas, que encontramos o Sagrado nas dores e alegrias do povo que sofre, que é marginalizado e perseguido, mas que nunca perde a fé e a esperança por dias melhores, do pão diário e o desejo da vida plena. Evitar vivenciar as dores do povo é evitar o Sagrado, que se faz apenas no encontro e partilha de vidas e histórias”, afirmou.

A próxima atividade nacional da PJ será o Encontro Nacional, que reunirá jovens de todo país em Rio Branco/AC, em janeiro de 2018.

Por Teias da Comunicação – Equipe de Comunicação da ANPJ Crato 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.