Shadow

Quarto dia da reunião da equipe Ampliada das CEBs do Brasil.

Chegamos ao quarto e último dia, domingo, 30/01/2022, da reunião da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base. Como sempre, a mística tem sido um momento forte que perpassa por todos os momentos da reunião, em razão da força da Palavra. No momento da “recordação da vida”, a partilha foi muito rica, envolvendo todas as grandes regiões, com foco sobre como as nossas comunidades têm sido fonte de vida na travessia desses tempos de pandemia. Fomos fecundados com a boa notícia do Evangelho de Lucas 4,21-30, o mesmo deste 4º domingo do tempo comum.

Na sequência, de acordo com a pauta, houve a apresentação da situação e propostas dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs): Comunicação; Formação; Liturgia; Arte e Cultura; Sustentabilidade.

Houve a explanação a respeito do Sínodo sobre a sinodalidade que nos desafia a ser Igreja de irmãos e irmãs. Levantou-se dez questões sobre o processo de escuta, muito importante, de forma que o Sínodo soa como esperança de uma renovação eclesial.

Tivemos um panorama sobre a Articulação Continental sobre as Comunidades Eclesiais de Base, como serviço de recolher todas experiências mais significativas das CEBs do Continente.

Em seguida, já próximo ao término do encontro, passou-se aos comunicados e informes.

E, assim, encerrou-se a reunião da Ampliada Nacional como articuladora do 15º Intereclesial, com a continuidade da mística que relembrou os momentos vividos nestes marcantes quatro dias e o que se leva para as comunidades de nossas regiões. Uma coisa é certa: É o Santo Espírito, a divina Ruah, quem nos conduz! E conforme diz o canto: “Porque Ele é luz, verdade, justiça, bem, perdão, paz, esperança, amor e redenção!”

Pedro Paulo Santos – GT de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.