Rumo ao 14º Intereclesial da CEBs – Londrina

“Dá-nos um coração ecumênico e ecológico, Fortalece nossa esperança e nosso compromisso na construção da cidadania, na causa do Evangelho.”

Saudações a todos/ as cebianos/as.
Sou Patricia Cabral do Regional Norte 1.

O tema e o lema do 14º intereclesial das CEBs tem muito a ver com nossas realidades, pois vários são os desafios que enfrentamos para a evangelização em nossas comunidade, principalmente por que no nosso regional o transporte mais utilizado é aéreo e via barcos, pois maior parte de nossas estradas é pelos rios. Por isso nossos desafios aumentam por conta das distâncias de nossos munícipios e o alto custo para chegar nestes locais. Muitos munícipios mesmo com a distância possuem uma rotina de cidade grande e isso também é um dos desafios a serem enfrentados devido à falta de políticas públicas para o desenvolvimento local.

Algumas das dioceses e prelazias estão realizando encontros com o texto base e também estamos organizando nosso 2º intereclesial do Regional Norte 1 que acontecerá nos dias 06 a 09 de julho de 2017 na Arquidiocese de Manaus, onde estaremos abordando como tema Os desafios de ser igreja do mundo na Amazônia. O objetivo é fortalecer as dioceses e prelazias que possuem a caminhada das CEBs e rearticular aonde estão pouco desenvolvidas.

Acredito que as propostas de oficinas articuladas para acontecer neste intereclesial levarão os delegados/as a discutirem mais sobre as problemáticas das grandes cidades e que hoje também são identificadas nas cidades pequenas ou menos desenvolvidas. As partilhas das experiências durante os trabalhos de grupos nos ajudam a buscar alternativas para os conflitos e com isso conseguimos visualizar melhor nossos desafios.

Hoje vejo que estamos retornando a caminhada de outra forma, com um envolvimento maior e melhor através das problemáticas, principalmente problemas como Tráfico de pessoas e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em algumas dioceses e prelazias várias são as iniciativas que são desenvolvidas pelas CEBs nas comunidades e que buscam transformar a vida da comunidade. Um dos objetivos

O Regional Norte 1 está numa grande expectativa para o 14º Interecelesial, e deseja a todos organizadores do evento muito sucesso e as bênçãos de Deus para que tudo aconteça conforme o que está sendo planejado. Agradecemos as comunidades, famílias que irão nos acolher, que Deus as abençoe com muita saúde e paz. Amém, Axé, Awerê e Aleluia.

One Comment

  • Kátia do Socorro Garcia Barata

    Façamos do ano do Laicato, um ano de fortalecimento de nossa identidade como leigos e leigas, conscientes de seu sentido de pertença, protagonismo e sujeitos nos espaços de construção p/ missão da igreja, frente aos desafios que assolam a igreja e sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.