Seminário da Ampliada Regional SUL IV das CEBs e Caminhada dos Mártires

Nos dias 24 a 26 de março de 2017 aconteceu na cidade de Florianópolis, o Seminário Regional das CEBs de Santa Catarina e contou com cerca de 70 pessoas de 8 das 10 Dioceses de Santa Catarina: Blumenau, Joinvile, Caçador, Lages, Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Tubarão.

Foram momentos de reflexão, análise da realidade conjuntural sociopolítica, econômica e eclesial, de aprofundar e vivenciar na comunidade a fé e a mística do compromisso com o Reino de Deus e a sua justiça; de perceber o que é uma Igreja em saída a partir do olhar da EG e dos desafios atuais e buscar pistas de ação para concretizar uma Igreja em saída a partir das CEBs no Regional SUL IV.

O processo reflexivo começou pela analise de conjuntura com a contribuição do Assessor regional Jaime Bianchi de Chapecó.

Sua fala nos apresenta de inicio o cuidado que temos ou deveríamos ter com a casa comum: “Somos apenas INQUILINOS nesta CASA COMUM e temos que aprender que quando a casa não é nossa temos que demonstrar e expressar o máximo de cuidado com racionalidade.”

Jaime também nos relembrou o objetivo geral da Igreja que é :

Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo,  Como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia,  À luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10),rumo ao Reino definitivo, nos sugere e motiva para que as Igrejas, coloquem em prática esse objetivo e esteja visivelmente exposto para que nunca o esqueçamos de praticá-lo.

Todos os direitos reservados a Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.