SEMINÁRIO DE LITURGIA E ANIMAÇÃO COM REDE CELEBRA

Um dos pontos altos dos Intereclesiais são as celebrações que acontecem ao longo do encontro. Elas expressam em linguagem simbólica, poética e profética, o jeito de ser Igreja e de professar a fé das comunidades eclesiais de base. No processo de construção das celebrações do nosso 14º Intereclesial, contaremos com a Rede CELEBRA que nos dará o necessário apoio nesta tarefa que tem exigências específicas. Já temos marcado o primeiro seminário, com a participação dos Regionais, nos dias 8 e 9 de outubro de 2016.

A CELEBRA é uma rede organizada em núcleos de pessoas, comprometidas com uma liturgia cristã fonte de espiritualidade, enraizada na vida pessoal e comunitária, na caminhada solidária dos pobres e aberta ao ecumenismo, em diálogo com o mundo.

Nascida em dezembro de 1995, foi gestada no contexto das comunidades Eclesiais, com mais ênfase a partir do 7º encontro em Duque de Caxias RJ [1989]. O sonho era o de criar um espaço em âmbito popular, de estudo e animação litúrgica, no qual se levasse em conta o modelo eclesial latino-americano e caribenho e a prática litúrgica das comunidades.

A Carta de princípios da Rede Celebra chama a atenção para a necessidade de não dissociar o rito litúrgico da prática existencial da fé e de superar o encantamento por celebrações vistosas, mas sem a raiz no cotidiano da vida.  Quer despertar as pessoas a perceberem “o mistério pascal de Cristo acontecendo na vida, nos gestos mais simples e cotidianos de amor fraterno, como nas práticas mais abrangentes da solidariedade e do exercício da cidadania” [n. 10].

Constatando o número expressivo de comunidades, tanto no meio rural quanto no urbano, que se reúne no Dia do Senhor em torno da Palavra de Deus, tem dado especial atenção à formação de ministros e ministras que presidem tais assembleias dominicais para o seu pleno exercício [cf. n. 11].

A Rede Celebra tem assumido também, o compromisso de resgatar e promover o ofício divino das comunidades, oração eclesial e popular, bíblica e litúrgica que traduz a Liturgia das Horas, em linguagem simples e acessível, poética e musical próxima da maioria do povo e tem  ajudado as comunidades a melhor organizarem a sua vida de oração.

Entre as diversas atividades previstas na agenda da Rede Celebra, consta “dar especial atenção aos encontros de preparação dos intereclesiais de CEBs, nos níveis locais, regionais e nacionais”. É um trabalho que visa não apenas a preparação das celebrações durante os intereclesiais, mas uma oportunidade de formação e animação em função da vida litúrgica no cotidianos das comunidades, no contexto da Igreja que vive a fé com os pés bem fincados no chão da vida.

Leoni Alves Garcia – CEBs Arquidiocese de Londrina

Comunicação do 14° Intereclesial/ Pascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.