Shadow

Reunião destaca 15º Intereclesial e animação das comunidades

Celebração eucarística no domingo da Assunção de Maria, no Centro Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT)

Iluminadas pelo Cristo Libertador e pela Assunção de Maria, lideranças das CEBs deram mais um passo rumo ao 15º Intereclesial. Isso aconteceu em reunião realizada nos dias 17 e 18 em Rondonópolis (MT), com a presença de integrantes da Coordenação e Assessoria da Ampliada Nacional, dos secretariados Executivo e Ampliado do encontro e de alguns convidados.

O ponto mais destacado foi a importância de desenvolver o 15º Intereclesial no processo de animação das nossas comunidades, tão atacadas pelo individualismo e pelo medo da violência. Trata-se do maior encontro das CEBs, e a próxima edição vai ocorrer entre 19 e 23 de julho de 2022, em Rondonópolis, Regional Oeste 2 da CNBB.

“Devemos pensar em como reencantar nossas bases, valorizando a história das CEBs e levando em conta a nova realidade e as novas gerações”. Palavras de dom Juventino Kestering, bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Salete Bagolin Bez também destacou a importância de estar com as comunidades e ampliar as formas de diálogo no trabalho pastoral do dia a dia. “Uma das coisas que mexeu bastante com as pessoas na preparação do 14º Intereclesial foi a peregrinação com os ícones pelas comunidades”, disse ela, referindo-se ao encontro que ocorreu em 2018, em Londrina (PR). Salete integra a coordenação da Ampliada Nacional pela grande região Sulão.

A reunião ocorrida em Rondonópolis também discutiu questões práticas do 15º Intereclesial e da organização das CEBs.

As pessoas presentes leram e se aprofundaram num documento que será apresentado a todos os membros da Ampliada Nacional, em janeiro de 2020. O texto trata desde a conjuntura social, política, econômica e eclesial até a metodologia e logística do encontro. Esse é um dos assuntos que consta da proposta de pauta elaborada para a Ampliada Nacional.

Os integrantes da reunião também decidiram pela retomada da rede de comunicadoras e comunicadores populares das CEBs. O objetivo é ampliar a divulgação da realidade das bases, com seus círculos bíblicos, festas, reuniões, mutirões, depoimentos etc. A ideia faz parte de uma proposta que receberá contribuições do GT de Comunicação.

“Demos passos importantes nessa reunião, vendo o que precisamos, como faremos e quem são nossos parceiros nesse processo”. Palavras de Adilson José Francisco, membro do Secretariado Executivo e integrante da equipe de captação de recursos financeiros.

O padre José Eder Ribeiro Lima, que coordenou a reunião, ressaltou a proximidade entre Coordenação e Assessoria da Ampliada das CEBs e os secretariados Executivo e Ampliado do 15º Intereclesial. “Criamos um espaço de diálogo e teremos um ambiente de comunhão durante todo o processo de preparação, assim como no encontro em si”, disse ele, que também faz parte do Secretariado Executivo.

Por fim, as lideranças presentes na reunião pediram que todos os regionais motivem os artistas da caminhada a participar do concurso para a escolha do cartaz do 15º Intereclesial. O edital já foi lançado e pode ser conferido aqui.

Sob a proteção da Trindade Santa e da nossa Mãe Aparecida, retornamos mais motivados aos nossos regionais para seguirmos construindo o Reino de Deus… Amém! Axé! Awire! Aleluia!

Texto de Gibran Lachowski (Assessoria de Comunicação/CEBs Regional Oeste 2) e fotos de Eliene Paulina (Pascom/ diocese Rondonópolis-Guiratinga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.