Shadow

Aconteceu a Ampliada Nacional das CEBs: 24 e 25 de julho de 2021-modalidade remota

“As CEBs fazem a travessia nas águas da comunhão ecumênica, criativa e diversa em profundo amor.  Comunicam-se na linguagem da palavra popular por onde a misericórdia de Deus flui. O amor profético expressa que o direito corra como a água e a justiça com um igarapé que não seca.”

9ª Carta às Comunidades

A Ampliada Nacional das CEBs esteve reunida nos dias   24 e 25 de julho de 2021, na modalidade remota. Representantes das CEBs dos 19 regionais da CNBB, assessores, secretariado do 15º Intereclesial se fizeram representar, contribuindo na construção do 15º Intereclesial das CEBs, a ser realizado em Rondonópolis-MT, entre os dias 18 a 22 de julho de 2023, com o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). O encontro contou também com a presença de Dom Gabriele Marchesi – Bispo de Floresta – PE e Referencial das CEBs na CNBB.

A manhã do primeiro dia foi marcada por uma bonita oração, muita reflexão acerca do caminho metodológico e apresentação dos possíveis espaços de realização do encontro.

Rinaldo Cardoso, do Secretariado do 15º Intereclesial, apresentou os locais disponíveis para a realização do encontro, a capacidade de acolhida e de que forma essas comunidades, estão se preparando,  em comunhão com as CEBs do Brasil.

Marilza Shuina, representante do secretariado do 15º Intereclesial apresentou um histórico dos 14 intereclesiais já realizados, destacando a metodologia de cada um e as mudanças ocorridas, a cada tempo e local, que sempre respeitou a experiência cultural da comunidade anfitriã. A seguir, Salete Bez, da Coordenação da Ampliada Nacional, apresentou uma proposta metodológica a ser refletida pelas grandes regiões e depois, com as alterações sugeridas aprovada.

Na tarde do primeiro dia, a Ampliada Nacional tratou de um tema de extrema importância: A comunicação das CEBs. O grupo de trabalho apresentou a caminhada desde a última ampliada, as fragilidades na articulação e a necessidade de reorganizar este processo. Em trabalhos de grupo, por grande região, buscou-se luzes para ações futuras.

Pela equipe local de comunicação – Comunica 15 – Frei Zeca apresentou as ações de comunicação realizadas na construção do 15º Intereclesial e apontou a necessidade de empenho da Ampliada Nacional e da articulação com os regionais, para que a comunicação possa cumprir o seu papel. 

Seguindo sua vocação de ser Igreja povo de Deus, anunciando e denunciando, A Ampliada Nacional das CEBs escreveu uma NOTA DE SOLIDARIEDADE DA CEBs DO BRASIL AO PADRE LINO ALLEGRI (Abrir) agredido e ameaçado por denunciar o sofrimento do povo diante desse desgoverno.

Também foram apresentados os trabalhos já realizados pelo Secretariado: articulação, início da formação das equipes de trabalho, guia informativo  e cartilhas impressas. Todos estes materiais estão disponíveis no site CEBs do Brasil.

Uma boa novidade trazida pelo secretariado do 15º Intereclesial foi  o lançamento da Carta aos Artista da Caminhada, que pretende reunir produções musicais para compor o cancioneiro, (Abrir) a Celebração de Memória e Esperança, trouxe presente a indignação por tantas vítimas da pandemia e reafirmou a urgência da “Esperança e da Resistência”, encerrando o primeiro dia.

Na manhã do domingo e último dia da reunião ampliada, o grupo de trabalho da sustentabilidade  apresentou os trabalhos realizados, os projetos de captação de recursos e a Campanha 15 para o 15º, que visa envolver as comunidades nesse processo de contribuição. Também foram tratados outros assuntos como   Articulação Continental das CEBs e cartilha da Sinodalidade que será lançada brevemente, Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que está no processo de escuta e é importante a participação das CEBs, articulando-se com as pastorais sociais. Um grande momento para as CEBs que será o Sínodo geral sobre Sinodalidade e Ano Vocacional – 2023 foi apresentado e uma grande expectativa se criou, pois, Sinodalidade é a grande missão e utopia das CEBs. Alguns informes acerca da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato também foram repassados com destaque para o seminário dos bispos referenciais das CEBs e do Laicato, a ser realizado nos dias 10 e 11 de maio.

A Ampliada Nacional das CEBs encerrou-se com o lançamento da 9ª Carta às Comunidades – Travessia, a reinvenção do mundo – convocando a todos e todas: “Seja nosso compromisso, estar atentos, vigilantes, para perceber que o outro, a outra necessita de nossa acolhida, que o mundo necessita de nosso cuidado e que, sem dúvida, esta é a grande razão de nossa unidade”, (Abrir). O envio ficou sob a responsabilidade das CEBs Norte 2, que rogou: “Pai da vida, Mãe da criação, envia missionários das CEBs para a Missão!”, concluindo com uma profética benção, embalada pelo canto: “E eu vou por aí com meu canto, abrindo estradas, quebrando encantos, rompendo as barreiras do coração, rasgando mentiras e ilusão, meu canto é arma, eu sei, e há tempos estou na luta!” (Zé Vicente).

Que o Bom Deus favoreça as CEBs e as conserve na unidade, “caminhando e cantando”, animados e na teimosia da Esperança,  até o próximo encontro.

Leoni Alves Garcia- Comunica 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.