Espiritualidade libertadora orienta passos das CEBs/Mato Grosso do Sul

Odete Aparecida de Souza Airton (Coordenação regional CEBs/MS)

O espírito libertador e a opção preferencial pelos pobres continuam orientando a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base. Foi isso que se viu em recente Encontro Regional das CEBs de Mato Grosso do Sul (Regional Oeste 1), realizado no Distrito de Indápolis – diocese de Dourados.

Tivemos a presença de lideranças das dioceses de Dourados, Naviraí e Jardim e da arquidiocese de Campo Grande. Ao todo 63 pessoas participaram do encontro, que teve assessoria do padre Nelito Dornellas, da diocese de Governador Valadares (MG).

Também tivemos a presença do bispo referencial de CEBs do Regional Oeste 1, dom João Aparecido Bergamasco, de Corumbá.

A programação do encontro, que ocorreu entre os dias 04 e 06 de outubro, incluiu análise de conjuntura sobre os 40 anos da Conferência Episcopal de Puebla (México). Essa foi uma ocasião histórica em que o espírito libertador e a opção preferencial pelos pobres ficou bastante evidente na igreja da América Latina.

O encontro também contou com estudo sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da igreja no Brasil 2019-2023. O documento reforça a proposta do papa Francisco, de uma igreja em saída, em direção ao povo, se fazendo presente em toda a sociedade.

No encontro, retomamos os compromissos assumidos no 14° Intereclesial das CEBs, que ocorreu em 2018 em Londrina (PR). Avaliamos a caminhada até o momento e traçamos objetivos a serem desenvolvidos no próximo ano.

Concluímos o encontro com uma mini assembleia regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.