Shadow

Reflexão da Palavra | 29º Domingo do Tempo Comum

Leituras: Ex 17,8-13 – Sl 120 – 2Tm 3,14-4,2 – Lc 18,1-8

Por: Quininha Fernandes Pinto, regional leste 1

As leituras deste domingo levam-nos a refletir sobre a oração, clamor que nasce da nossa pobreza. O tempo de expectativa pela vinda última de Cristo é o tempo da fé e da oração. Fé e oração estão intimamente unidas. Se é verdade que para orar é preciso crer, também para crer é necessário orar. A oração perseverante é expressão e alimento da fé em Deus. O dirigir-se a Deus, explicitamente, é ato de fé n’Ele, como pessoa sempre presente e distinta de qualquer outra realidade.

Rezar é fazer silêncio para ouvir Deus. A oração cristã, antes de ser palavra que implora, é silêncio profundo para ouvir e acolher em si a palavra de Deus. As pessoas entram em comunhão ouvindo-se. Entramos em comunhão com Deus, ouvindo-O. Como a fé, a oração também nasce da escuta; é uma resposta vivencial, mas também verbal. Mas qual é o sentido da oração de pedido? Pedir uma coisa a Deus não é certamente pretender que ele faça, em nosso lugar, o que nós devemos fazer. A oração de súplica reconhece o limite da condição humana, constata que a libertação total e a plena realização de si não dependem unicamente do ser humano. A oração de súplica é sinal de confiança em Deus.

A parábola do juiz iníquo e da viúva persistente ensina a necessidade de orar sem desanimar, ainda que o Senhor tarde e pareça surdo às nossas súplicas. Orar não é forçar Deus a fazer nossa vontade. A súplica cristã não é pedido de intervenção imediata de Deus, não é uma fórmula mágica que resolve os problemas, mas adere e aceita a liberdade e a paciência de Deus.

Muitas vezes, ao não atender o que pedimos, Deus colabora naquilo que é melhor para nós… Aquele que crê não quer obrigar Deus a fazer a própria vontade, utilizá-lo para realizar seus desejos , mas obter a graça de conformar sua vontade à vontade dele. “Pai afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” – Lc 22,42 -. Só ele sabe o que é verdadeiramente para o nosso bem.

A oração de súplica, quando autêntica, é fonte de energia para começarmos a fazer aquilo que pedimos. Orar pela paz leva a começar a empenhar-se pela paz; orar para que cessem os sofrimentos, leva a ajudar a quem sofre; pedir à Mãe Aparecida pelo nosso Brasil, implica combater as estruturas de morte que impedem o povo brasileiro de viver com dignidade. Pensemos nisso. E rezemos assim! Bjs no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.